terça-feira, 22 de março de 2011

MT. 23, 1-12

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! A palavra nos coloca uma reflexão! Estamos fazendo algo aos Irmãos? E se fazemos existe algum intuito ou interesse? 'Fazei sem olhar a quem!!! Desta forma possamos orar como a seguir: "GUARDAI, SENHOR DEUS, A VOSSA IGREJA COM A VOSSA CONSTANTE PROTEÇÃO E, COMO A FRAQUEZA HUMANA DESFALECE SEM VOSSO AUXÍLIO, LIVRAI-NOS COSNTANTEMENTE DO MAL E CONDUZI-NOS PELOS CAMINHOS DA SALVAÇÃO. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM".
Hoje o Rhema é: "ELES FALAM E NÃO PRATICAM". Engraçado observar que este tema é tão vivo nos tempos atuais. Muitos dizem sobre tantos temas. Proferem profecias próprias. Colocam até fardos sobre pobres almas que desconhecendo um caminho buscam a DEUS por terem sede. Mas dizem, NUNCA FAZEM consigo o que proferem para os outros. Há muitos que desejam ser chamados de Mestres, Coordenadores, etc. Mas a palavra é clara: "... Quanto à vós nunca vos deixeis chamar ...". O que somos, o que seremos, apenas cabe a DEUS definir. Existem muitos GERENTES, que são aqueles que sabem tratar as COISAS. Entretanto, existem poucos LÍDERES, pois são aqueles que sabem TRATAR AS PESSOAS. Mateus começa a preparar a PAIXÃO. O intuito deste encontro de JESUS com os Fariseus é uma catequese incissiva contra a HIPOCRESIA. Nos capítulos anteriores subsistem um brando forte e concreto: "... Ai de vós ...", em que já nos ensina como deve ser o nosso comportamento para a Comunidade, dependente da Luz de CRISTO. Devemos ser uma voz que ressoa a verdade em todos os sentidos. As palavras deste Evangelho designam uma ADVERTÊNCIA primeira, a quem realmente quer ser guia das ovelhas do Senhor. Pois este instrumento que anuncia o Evangelho NÃO TEM O DIREITO de ESVAZIAR o conteúdo da Palavra de DEU. Novamente vem alocução direta: "NÃO PODEMOS, e NEM DEVEMOS VIVER APENAS NA APARÊNCIA. CONTINUEMOS A REFLEXÃO.


REFLEXÃO: Hojet temos viva esta tentação da HIPOCRESIA dos fariseus e escribas. Deve-se reagir de forma veemente contra todo e qualquer formalismo religioso que busca ostentar o externo, pois, principalmente neste período Quaresmal, ressoa de contínuo na Igreja o convite à CONVERSÃO. É possível não se deixar arrastar pela VAIDADE, porque nos é repetido com insistência o convite para assumirmos uma atitude de serviço. Somos chamados a servir a outrem, não a nós mesmos, e temos modelos e um fiel testemunho disto, como disse-nos o nosso ÚNICO MESTRE, JESUS: "... EU não vim para ser servido. Mas para servir ...".
É possível recusar-se à INTOLERÂNCIA com quem não pensa como nós, porque tomamos consciência da realidade, de nossos condicionamentos psicológicos e culturais e sabemos que só existe um PASTOR e MESTRE. Bem como, UM SÓ PAI, que nos ama em nossa originalidade pessoal.
Então, se este AMOR supera toda e qualquer limitação humana, QUEM SERÁ CAPAZ DE JULGAR? DE SE POSICIONAR ACIMA DOS OUTROS? SE SOMOS IGUAIS AOS OLHOS DO CRIADOR, QUEM PODERIA SE ARVORAR COMO VERDADEIRO GUIA DE CONDUTA MORAL E PSICOLÓGICA, BEM COMO RELIGIOSA, ACERCA DA VERDADE? PRINCÍPIO ÚNICO E OBSERVÁVEL, É QUE QUEM ESTÁ SOB AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, ESTA SEMPRE VOLTADO EM AUXÍLIO DO IRMÃO, SEJA QUEM FOR, ONDE FOR E NO TEMPO QUE FOR. OBSERVAR UM VERDADEIRO GUIA, MESTRE OU PASTOR, ETC., É VER O SEU TESTEMUNHO DE ENTREGA NAS MÃOS DOS IRMÃOS. SE VER QUE BUSCA MAIS A SI, SINTO MUITO, NÃO PASSA DE UM SIMPLES GERENTE DE COISAS. QUE NESTA QUARESMA POSSAMOS REAVALIAR NOSSAS POSTURAS E AÇÕES EM PROL DE UM POVO QUE TEM SEDE DE JESUS. DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com