terça-feira, 3 de janeiro de 2012

"... EU SOU ..." - O EXERCÍCIO DA VIDA (Conclusão)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. Vamos dar continuidade a FORMAÇÃO PESSOAL. Desenvolvendo o sentido de ser 'AUTOR de nossa VIDA', devemos ter ciência é que na vida comum somos CONSTRUTORES e CONSTRUÍDOS, paralelamente, onde ninguém é AUTOR SOLITÁRIO da sua história. Somos construídos a partir de aspectos externos (ambientes sociais e educacionais = amigos, professores, escola, televisão, etc.) e por pessoas (carga genética = pais, avós, etc.). Também somos Construtores quando desejamos moldar a nossa personalidade através da LIDERANÇA do “EU”. Esta, diga-se por assim dizer, 'Construção' agrega todas as FASES EXISTENCIAIS de nossa VIDA {Infância (O que é bom? Quem cuida de mim? O que é segurança? O que é confiança? Em quem posso confiar?), Adolescência (“EU” ALICERÇADO), Juventude, Adulto ("EU" ESTRUTURADO)}, e suas respectivas interações, MATRIZESEntretanto, a perfomace observado nos tempos atuais é que este “EU” é incapaz de ser crítico, lúcido, coerente e capaz de tomar decisões certas nas horas certas. Conclui-se, no tempo vigente o "EU EXISTENCIAL" DE CADA UM, principalmente dos JOVENS, NÃO CONSEGUE SER AUTOR DE SUA HISTÓRIA.
A estruturação humana atual é a de SER um ente inerte, passivo diante de determinadas situações, fatos ou pessoas. A palavra de DEUS nos é fonte primordial de EXPERIÊNCIA e ENSINO da VIDA. JESUS convoca a NICODEMOS a TOMAR ALGUMA ATITUDE CONCRETA: "... NECESSÁRIO NASCER DE NOVO ..." (Jo. ). Observe você que este homem vive atormentado em sua vida, mesmo sendo um homem de caminhada, vai ao encontro da luz nas suas trevas, escuridão. Ao encontrar-se com DEUS lhe é revelado a luz de sua vida. Nascer esta intimamente ligado ao 'SER CRIANÇA', e novamente, CRISTO evoca sua AUTORIDADE e ORDENA: "... DEIXAI VIR AS CRIANÇINHAS, POIS DELAS É O REINO DOS CÉUS ...". DEUS nos convoca a SERMOS CRIANÇAS. POR QUE? Ora, na psicologia subsiste uma explicação que nas crianças se torna fácil envidar grandes mudanças comportamentais, devida a sua abertura natural, em que suas matrizes memoriais estão, ainda, bem abertas e susceptíveis as mudanças, ou seja, NÃO AS TEMEM. E NÓS, "ADULTOS"? CONTINUA A FORMAÇÃO PESSOAL


Nos adultos, devido a alterações, nada agradáveis, às vezes, o que se favorece é um fechamento, natural, uma solidificação (Muralha Jericó) que endurece os conceitos, ou PARADIGMAS, as mudanças devidas batem e voltam sem ter fixado o alcance necessário. Por isto nada muda, cresce, melhora, TUDO, mas, tudo mesmo, permanece ESTÁTICO, e ficamos a esperar um FELIZ ANO NOVO (Cômico). Desta feita, necessitamos efetivar algo, mesmo na penumbra, como Nicodemos, precisamos ir em direção a LUZ, desejar (vontade particular) MUDAR, ATUALIZAR, CRESCER, ou seja, ‘TUDO, ainda, DEPENDE DE NÓS’.
'COMO PODE ISTO ACONTECER?', seria a mesma pergunta, guardados os respectivos sentidos e sintomas, de NICODEMOS. Quando paramos em nós mesmos, acalmamos o nosso ser interior, podemos PENSAR e isto favorece um REGISTRO de pensamento, e, portanto, uma MUDANÇA, POIS pensar É TRANSFORMAR-SE.
Observemos, hoje, os pensamentos são sobrecarregados de idéias negativas, perturbadoras, que geram mudanças (também) negativas (complexo de inferioridade, timidez, fobias, depressão, obsessão, etc.), que as deixam infelizes, presas, desmotivadas. Atualmente, existe alguém PLENAMENTE saudável? Que nunca passou por problemas? Pessoas sempre lúcidas? Pessoas sempre tranqüilas? Claro que não, principalmente, pelo ambiente em que vivemos, não vai-nos favorecer ser ou encontrar estes tipos de pessoas. Ambiente escravocrata, que sempre nos reprime com regras desfavoráveis, que somente favorecem pequenos grupos de pessoas ainda mais perturbadas do que nós.
Somos trabalhados ou talhados para o externo, nunca para o interno, interessante, jamais nos ensinaram que podemos e devemos trabalhar nossos pensamentos e emoções. Sempre somos ensinados a nos calar em nós sobre os próprios problemas (FUJA). Como ser um LÍDER dos outros, se sequer é capaz de Liderar a si mesmo? Como construir pontes para solucionar problemas, sem possuir ferramentas!!! Sem saber manuseá-las!!! Sem saber quais elas são!!! (novamente Cômico).
Muitos investem pesadamente na posição e no ser (Empresas e profissão), para se tornarem RICAS, mas não investem em tranqüilidade e prazer de viver, e aí se tornam POBRES. São pessoas: ANSIOSAS, IRRITADAS, INQUIETAS, INSATISFEITAS. Conseguem ser admirados socialmente, mas péssimos exemplos de qualidade de vida. Na verdade, se tornarão (rapidamente) os mais ricos e bem-sucedidos de um cemitério.
Neste caso, efetivemos uma meditação acerca da passagem da ‘MULHER ADÚLTERA’. É necessário efetivar uma profunda exegese do seu conteúdo, observando os detalhes de cada versículo. Observar que a temática que areja o ambiente é o sentido da COMPAIXÃO e do PERDÃO. Neste ponto JESUS é colocado em prova, colocado no centro das atenções, esta sob tensões diversas, tais como: ciúme, ódio, raiva, ira, expectativa, esperança, etc. Temos plena ciência que nestas situações utilizamos pouca ou nenhuma inteligência, somos reinados apenas pelos nossos INSTINTOS. Ao contrário, CRISTO, mesmo rodeado de inimigos diversos, permeados de pura raiva, ódio, impaciência, perfaz uma NOVA TÁTICA que os antigos persistiam em aprender, como fonte de uma sabedoria, o SILÊNCIOa própria linguagem de DEUS. Não é apenas a falta de balbuciar palavras, mas uma integralidade interior (harmonia interna). Em uma cultura e clima em que não se dá valor ao pensamento, a melhor resposta, será NÃO DAR NENHUMA RESPOSTA (antagônico).
Será no silêncio que JESUS volta-se para o seu interior, dominou toda e qualquer tensão, preservou-se do medo, adentrou em sua memória e resgatou sua Liderança do “EU”. Esta atitude perfaz uma ação que gera perplexidade nos inimigos, por ser contrária ao esperado. Ele não foi dominado pela resposta de uma ação, ELE a dominou, foi livre na sua decisão, não reagiu conforme os padrões, simplesmente, em sua liberdade, escreveu na areia. Apenas aqueles que possuem domínio de si, e possuem capacidade de escolha podem encontrar um local de descanso em seu interior.
A atitude harmônica de CRISTO desestruturou toda e qualquer intenção de seus opositores, que esperaram determinada reação de intranquilidade, gerada pela ação de desarmonia produzida. Gerou um processo inconsciente, favorecendo uma situação de que os acusadores deveriam PENSAR, antes de REAGIR, favoreceu a dissipação da tensão, debelando o foco de tensão emocional, lançando aos seus inimigos uma avaliação da própria história de vida, gerando uma reflexão interior, para após julgar (responder pergunta venenosa). Esta metodologia favoreceu a principal função da inteligência: “Colocar-se na vida do outro”. Incitou aos inimigos a dominarem o ódio e a agressividade e perfazerem uma ponte entre o INSTINTO e a RAZÃO, onde a melhor maneira de desarmar alguém e abrir sua mente para a inteligência é SURPREENDER o opositor (Silêncio, Elogio, ação inusitada). Então, Jesus nos ensina que o maior Líder é aquele que lidera seu próprio mundo.
Espero que esta formação possa te ajudar a procurar em Ti mesmo, a verdadeira razão da VIDA. Procure a melhor arma: O SILÊNCIO, pois é neste dialogo perfeito que DEUS habita. DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com