domingo, 25 de março de 2012

DESERTO: LOCAL DE SOLIDÃO OU ENCONTRO?


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Hoje, a nossa Reflexão será baseado no status do 'DESERTO'. QUAL O SEU REAL SIGNIFICADO? Muitas vezes pegando a deixa da própria história, observamos que existia certas lendas perante os navegadores dos séc. XIII à XVI. Tinha-se em mente algumas imagens de como seria o mundo. Para os gregos, tinha-se em mente que o mundo era reto, plano e que era sustenta por um Titã chamado de ATLAS ou ATLANTE. Talvez derive a lenda de Atlântida! Houve certa alteração, desta imagem, e na sociedade civil, religiosa e cientifica de que como se observasse o mar via-se o limite do mundo em questão. Pensava-se que ao alcançar o limite visualizado chegaria a borda do mundo e seria arrastado pela correnteza e seria lançado para o universo. Quando se estava em alto mar olhava-se para qualquer lado e via tudo de forma igual, não tinha-se qualquer sentido de orientação. Assim também equipara-se ao DESERTO. Sabe em determinados momentos da vida, em que você olha para um lado e para o outro e não consegue visualizar sinais perfeitos para prosseguir sua caminhada? Como se estivesse no DESERTO ou no ALTO MAR. E para piorar a situação, não existe no céu ou ao redor sinais que poderiam te identificar um caminho mais seguro. Pois é! Tal momento é que poderiamos denominar de DESERTO ESPIRITUAL. E COMO VOCÊ SE ENCONTRA HOJE? CONTINUA A REFLEXÃO!!!

Afinal de contas! DESERTO É UM LOCAL DE SOLIDÃO OU DE ENCONTRO? Será que se constitui em um local defensivo em que se busca resguardar o nosso coração e alma de momentos, situações e ações humanas que nos desgastam a vida? Será que se constitui de um verdadeiro local de REFÚGIO, em que recuperamos as nossas forças humanas (sociais, psicologicas e espirituais)?. Poderíamos enfatizar ainda, que seria um ambiente para simplesmente entregar-nos a nossa insuficiência e darmos vazão a nossa morte? De nos vermos derrotados e assim assimilar a nossa própria destruição? Ou seria um local de ENCONTRO com DEUS? Local de SANTIDADE predominante e incessante, do qual seriamos embriagos, RESTAURADOS, MOLDADOS na forma e modelo perfeito de SER HOMEM e assim sermos enviados para completar a MISSÃO de EVANGELIZAÇÃO? Em QUAL DESTES AMBIENTES VOCÊ SE ENCONTRA?
Sabe-se que após o período de assimilação do Império Romano do Cristianismo, não mais subsistia o aspecto das perseguições, que denotavam um caráter de demonstração visivel do SER CRISTÃO e aceitação de JESUS como SENHOR. Não mais existia fator predominante de efetivar o MARTIRIA (TESTEMUNHO) verossível Cristão. Desta forma, alguns homens, e após mulheres, observaram, com base na tradição judaíca e dos Evangelhos, que o local para demonstrar este verdadeiro Testemunho seria o DESERTO, ou a MORADA DOS DEMÔNIOS. JESUS retirou-se para o DESERTO para ser tentado (40 dias), e esta forma plausível entender que seria este local onde poder-se-ia dar vazão ao MARTÍRIO, e muitos se deslocavam para este local afim de desenvolver sua vida espiritual (SANTO ANTÃO, SÃO BENTO, SÃO BASILIO, etc.). Desta forma, desenvolveu-se um novo caminho de espiritualidade, os 'ANACORETAS', que posteriormente, desenvolveu-se a Ordem Monástica. Entendeu-se que haveria uma necessidade maior de descobrir no deserto a presença de DEUS, efetivando como morada DIVINA o próprio deserto, e portanto, desencadeou um novo caminho espiritual vigente até os dias atuais. Hoje, a percepção do deserto se consubstancia-se muito mais no aspecto simbólico, do que material. O DESERTO representa a própria ALMA do SER HUMANO, coadunado pela ciência da Psicologia que a denomina com termos correlatos (EGO e SUPEREGO; consciência e inconsciência, etc.). Mas afinal de contas, com todo este conteúdo, O QUE REPRESENTA PARA MIM O DESERTO?
A 'VERDADE VOS LIBERTARÁ!', este é o preceito dos Evangelhos para cada um de nós. Corrobora-se com a doutrina grega que prenuncia-se: 'CONHECE A TI MESMO'. Tal direcionamento fora desenvolvido pela TEOLOGIA CRISTÃ (SANTO AGOSTINHO) em que versou: 'CONHECE-TE A TI MESMO, E CONHECERÁS VERDADEIRAMENTE A DEUS'. E portanto, esta VERDADE nos libertará. na verdade, como possuidores de um bem maior Divino: "LIVRE ARBÍTRIO", a raiz de transformação do DESERTO, perpassará pela NOSSA DECISÃO. Somos nós que o definimos verdadeiramente. Se ficarmos paralisados em nossas feridas interiores, buscando culpados e autores de nossas desgraças, na verdade conotamos o DESERTO como MORADA DE DEMÔNIOS, e serão muitos que nos artomentam diariamente. Porém, se reconhecermos CARENTES e NECESSITADOS de DEUS, fracos e impossibilitados de nossa humanidade limitada, desta forma, conotaremos o DESERTO de MORADA de DEUS. E muitos são os exemplos de que podemos efetivar esta segunda opção (SAMARITANA, JACÓ, JÓ, etc.). Na verdade, DEUS já nos espera, aguarda em nosso íntimo, em nosso deserto de vida. e o que mais é interessante, quando absorvemos sua presença, ELE transforma o ambiente do DESERTO em um OÁSIS ou JARDIM (para você RAFAELLY). Perfaz toda a nossa estrutura e restabelece seu Senhorio em nossa VIDA. Isto, entretanto, NÃO SIGNIFICA estarmos isentos de situações dificeis em nossa vida. E desta forma, não construiremos tendas para ficarmos no lato da montanha, isento de tudo e de todos. Mas, contrariamente, JESUS após ser tentado, desce a montanha e vai se lançar em sua missão, concretizando a OBRA SALVÍFICA de DEUS. Eis o chamado priordial a cada um de nós. O IR AO DESERTO será a busca NECESSÁRIA do REESTABELICMENTO HARMONICO de NOSSO SER HOMEM ESPIRITUAL, para sermos direcionados a sermos DISCÍPULOS e MISSIONÁRIOS (DOCUMENTO de APARECIDA). O ato de CONHECER A SI será um processo de CURA INTERIOR QUE NOS LIBERTARÁ DAS ALGEMAS E CORRENTES, que nos aprisionam e nos mascaram o SER CRISTÃO. Portanto, como se proclama na Bíblia inúmeras vezes: "NÃO TENHAIS MEDO". Permita-se ir a este DESERTO para se ENCONTRAR COM DEUS, que nos libertará de todos os NOSSO DEMÔNIOS INTERIORES. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com