quinta-feira, 22 de março de 2012

ORAÇÃO: CAMINHO PARA SANTIDADE (1º Cp. - ORAÇÃO)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Hoje, estaremos INICIANDO o primeiro Capítulo do 4º Módulo da Formação Básica: ORAÇÃO. O tópico desenvolvido será: ORAÇÃO: CAMINHO PARA SANTIDADE. Como sabemos o desejo de DEUS é que todos sejam puros e santos. "... Esta é a vontade de DEUS: a vossa santificação; que eviteis a impureza; pois Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade ..." (1ª Ts. 4,3-7). Sendo DEUS SANTO por excelência, se assim estivermos, podemos nos aproximar d’ELE. Entretanto, frisa-se que SEMPRE a iniciativa provêm de DEUS. Mas O QUE SIGNIFICA, realmente A 'SANTIDADE'? Será ela O FIM da OBRA de SALVAÇÃO de JESUS, ou seja, sendo você mesmo, sua essência, será um caminho que deve ser percorrido voluntariamente.

A Igreja orienta que "... todos os fiéis cristãos são convidados e obrigados a procurar a santidade e a perfeição do próprio estado ..." (CEV - II - Lumen gentium, nº. 42). Tal participação inicia-se mediante o Sacramento do BATISMO, em que sepultamos o pecado, ressuscitamos em CRISTO, mergulhando na GRAÇA derramada por DEUS. Neste Sacramento de Iniciação o Homem readquire a Graça santificante, que o torna capaz de crer e amar a DEUS através das VIRTUDES TEOLOGAIS: FÉ, ESPERANÇA e AMOR (Caridade). Ser SANTO significa BUSCAR FAZER A VONTADE DE DEUS, mesmo dentro deste mundo, se OFERTA INTEGRALMENTE a DEUS (Dt. 7,6). CONTINUA FORMAÇÃO RCC!!!

O chamado conduz ao Cristão a tomar uma ATITUDE de VIGILÂNCIA, cujo objetivo de buscar uma verdadeira transformação interior, gerado pelo INTENSO AMOR DE DEUS (1ª Jo. 4,16). Será o AMOR a semente principal, originária de uma AÇÃO CONSTANTE de PERSEVERANÇA. Agora subsiste vários meios e caminhos para chegar a esse aperfeiçoamento. Entre tais caminhos, orienta-nos a Eclesia, subsiste OUVIR a Palavra de DEUSParticipação freqüente dos SACRAMENTOS (EUCARISTIA) e Sagradas ações (ORAÇÃO constante; Abnegação de si mesmo; Serviço fraterno e Exercício das VIRTUDES). Portanto, a vida de oração constante é um meio eficaz pelo qual se caminha rumo à santidade. MAS O QUE SERIA A ORAÇÃO? Será ela a COMUNICAÇÃO com DEUS. Diálogo de uma RELAÇÃO VIVA e PESSOAL. Se torna uma dupla via de relacionamento, em que quem faz a oração se direciona a DEUS e ELE responde. Paralelamente, DEUS se comunica com o orante e este efetiva sua resposta. Dizia Sto. AGOSTINHO: "A ORAÇÃO É UM ENCONTRO DE UM DEUS QUE TEM SEDE DE NÓS, PARA QUE TENHAMOS SEDE DELE". Na interpretação deste conceito, já observamos que DEUS já nos aguarda no momento do encontro. Em seguida, observamos que é uma relação entre dois seres vivos, por isto é muito mais do que um simples encontro. Como na passagem da Samaritana, DEUS nos pede algo (beber = sede), de que nos constitui, ou seja, a NOSSA ESSÊNCIA VERDADEIRA (água = IMAGEM e SEMELHANÇA). Na Oração subsiste dois fundamentos. Somos DEPENDENTES na primeira ordem (Criação) e somos FILHOS, na Segunda ordem (GRAÇA). A essência da oração é a atividade do amor. O coração voltado ao Senhor, cada vez mais plenificado pelo seu amor; deixa o fiel totalmente livre para poder elevar a alma a DEUS ou pedir bens convenientes (SÃO JOÃO DAMASCENO). Desta forma, ficamos cientes que na procura da Santidade, da busca da interação de DEUS, devemos PERMANCER LIGADOS A VERDADEIRA FONTE de nossas necessidades: JESUS (Jo. 15,3). E para concretizar tal estado devemos ficar integralmente ligados a CRISTO, ou seja, viver na sua presença, ficar interligado na mente, coração e no Espírito (Jo. 15, 4). E permanecer no Senhor é pura graça que o fiel recebe (Jo. 15, 5b).
A ORAÇÃO, antes de tudo, é um RELACIONAMENTO FILIAL. É um diálogo verdadeiro e voluntário de PURO AMOR. Será o olhar para DEUS na figura PATERNAL, que fora revelada pro JESUS e cosntantemente comunicada pelo ESPÍRITO SANTO. Sendo um estado relacional, não pode ser visto como algo baseado em METODOLOGIA, ou pior, SER CONSIDERADA UMA OBRIGAÇÃO, ou ainda, NÃO POSSUIR SENTIDO ALGUM. Assim, afirma Santa Teresa: "... não é, a meu parecer, (...) senão tratar de amizade — estando muitas vezes a sós — com quem sabemos que nos ama ..." (Apud RENOVAÇÂO CARISMÁTICA CATÓLICA, Vida de santidade, vida de oração, p. 46). No próxmo texto concluiremos este primeiro capítulo do Módulo 4º: ORAÇÃO. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com