quarta-feira, 28 de março de 2012

LIDERANÇA: COMO ME VÊEM E COMO GOSTARIA DE SER VISTO!


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. Hoje, após uma pregação em um Seminário de Vida no ESPÍRITO SANTO, comecei a refletir em minha vida o conteúdo pregado. A temática tão comum do SENHORIO de JESUS, adentrou como uma espada em meu coração, que desencadeou um prospecto fundamentalista da própria vida. Subsiste na ciência da psicologia um estudo do SER, denominado de Janela JOHALI (faz parte da nossa espiritualidade também), que não farei grandes considerações, mas o seu aspecto fudamental. Esta 'janela' está dividida em quatro áreas, que possuem significado da VISÃO do SER para si e para o próximo. São denominados de quadrantes, que dimensionam o conhecimento do SER HUMANO. Com tal conteúdo perpassado em minha mente, comecei a me questionar: QUE TIPO DE HERANÇA DEIXAREI? COMO SOU VISTO PELAS PESSOAS? E COMO EU PRÓPRIO ME VEJO? Tais questionamentos relembraram-me o próprio discurso do nosso Salvador, personagem principal da pregação, JESUS CRISTO. Ao direcionar-se aos seus Discípulos: "... PARA VÓS, QUEM EU SOU? ...". Desta forma, impulsionei um questionamento basilar: COMO DEUS ME VÊ? CONTINUA A FORMAÇÃO!!!



Agregando os valores dos questionamentos acima, direcionou-me ao conceito fundamental da Liderança, que é o "TRATO COM PESSOAS". Pois, se busco posses, cargos, status, tudo isto e mais outras coisas que estão diretamente interligadas, não passará de PURA GERÊNCIA, pois esta trata apenas com as 'COISAS'. Portanto, é salutar reavaliar o como gostaria de SER LEMBRADO pelas gerações que hão de vir. Neste diapasão, conota-se um situação simbólica, em que se você possui tal desejo deve evocar. Imagine a seguinte situação: Direcione-se a um determinado local. Nele você observará que esta acontecendo um velório. Será o seu (kkkkk, meio drastico). Durante este acontecimento, observar-se-á muitas pessoas que estão neste ambiente. Agora, imagine, que será dado a personagens específicos, um momento para discursarem sobre sua vida. A seleção destas pessoas será feita na seguinte ordem: a) Família; b) Parentes; c) Amigos; d) Vizinhos; e) Conhecidos; f) Colegas de trabalho ou estudo; g) Igreja; h) Desconhecidos. Logicamente, se faltar algum ente nesta relação poder-se-ia acrescentar. Agora PARE e REFLITA! COMO VOCÊ GOSTARIA QUE ESTIVESSE O CONTEÚDO DESTES DISCURSOS? Agora, COMO VOCÊ ANALISARIA, ATUALMENTE, O TEOR DESTES MESMOS DISCURSOS? Na verdade acaba-se retornando ao questionamento anterior: QUE TIPO DE HERANÇA DEIXAREI? No íntimo de meu coração, gostaria de deixar para todos estes personagens específicos, a mensagem de que fui ALGUÉM QUE BUSCOU INCESSANTEMENTE A APRENDER A AMAR. Gostaria, sinceramente, que o teor dos discursos, sem qualquer hipocresia, contivesse dizeres que demonstrariam que fora uma pessoa permeada de DEFEITOS, por que assim ainda me observo. Talvez, constituido de algumas qualidades (deveras muito poucas na minha opinião). Mas, que dissessem que fora uma pessoa teimosa em BUSCAR AMAR O PRÓXIMO.
Como já prenunciado em outros textos, sabe-se que a VERDADEIRA LIDERANÇA ESTÁ NA FORMAÇÃO DE NOVOS LÍDERES. Vincula-se ao saber CUIDAR, RECONHECER, CURAR e LIBERTAR PESSOAS. Um Líder, em si mesmo, assemelha-se a própria IMAGEM de DEUS em sua VIDA. ELE REFLETE A SANTIDADE E A GLÓRIA DIVINA em suas palavras e ações. Confirma-se as palavras do Apóstolo que diz: "... JÁ NÃO SOU EU QUE VIVO, CRISTO VIVE EM MIM ...". Este será o verdadeiro sentido da nossa REDENÇÃO. Não significa, apenas, ser libertado deste mundo,  mas TOMAR PARTE DA NATUREZA DIVINA. "... A Redenção e a libertação de um mundo que está perdido acontecem pela mediação do SER DIVINO por nós. Na medida em que somos divinizados pelo próprio CRISTO, nós nos tornamos seres humanos autênticos. A divinização nos torna o Ser Humano tal como DEUS originalmente o pensou ..." (Anselmo Grum - A Redenção).
Toda a relação verdadeira com DEUS não se configura como fuga das pessoas. Do contrário, esta convivência com o Supremo, torna em mim, uma qualidade própria. Ora, se DEUS é AMOR, e sendo um ente que busca sempre viver um relacionamento cristalino com DEUS, jorra em mim o AMOR. Nele EU torno-me parte em DEUS, aqui exprime-se claramente o que é a natureza divina, e desta forma, sabemos "QUEM É DEUS"! Neste sentido, NÃO SÓ TENHO CONHECIMENTO (sentido grego: 'CONHECE-TE A TI MESMO'), mas também RECONHECIMENTO, olhando para o mais profundo do meu SER e vendo meu estado original. Por isto, enfatizo: QUAL SERÁ O MEU LEGADO? Na condição de Líder sempre será a de CONDUZIR PESSOAS A LUGARES QUE NUNCA ESTIVERAM E A ALTURAS QUE NUNCA IMAGINARAM ALCANÇAR. Nunca se tornar INDISPENSÁVEL, mas conceber valores de ESTIMULO para serem SUPERADOS pelos LIDERADOS. Traduzindo, devemos nos tornar MARCOS para serem superados.
Dise HENRY WARD BEECHER (reformador social): "... Em nossa geração, devemos viver e trabalhar de tal forma que a semente recebida passe à geração seguinte como FLOR; e o que recebemos como flor seja transmitido como fruto. ..." (para você Rafaelly). QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com