terça-feira, 29 de maio de 2012

FORMAÇÃO PESSOAL = IMAGEM DE 'FILHO(A) DO PAI'


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Neste dia, favoreceremos a FORMAÇÃO PESSOAL com o direcionamento de um celebre Teologo 'AMADEO CENCINI', com um resumo de seu conhecimento sobre formação pessoal para a Vida Consagrada. Entretanto, sendo redirecionada para a vida comum de cada um de nós. As vezes as pessoas esquecem, quando se perfila a PALAVRA "CONSAGRAÇÃO", colocando, apenas, em ápice a vida religiosa (Sacerdote, Freira e consagrados cleibatários). Porém, desejo frisar que também subsiste neste tópico o MATRIMÔNIO, que fora o primeiro dos Sacramentos instituídos. O Matrimônio, também o é uma CONSAGRAÇÃO para DEUS, e será um Sacramento que mais reluz a identidade de DEUS UNO e TRINO. Dito tal aspecto, vamos para a formação. Sobreveio a exortação pós-sinodial "VITA CONSACRATA" direcionando que a FORMAÇÃO sempre será voltada para o futuro, e desta forma, será a sua CONDIÇÃO e determinará sua QUALIDADE. Com isto entendemos que o objetivo do caminho formativo será a PREPARAÇÃO para a TOTAL ENTREGA A DEUS, para o melhor desempenho de nossa MISSÃO, SEGUIR A CRISTO. Porém, deve-se deixar bem claro, a FORMAÇÃO deve ser uma PROGRESSIVA ASSIMILAÇÃO de todos os SENTIMENTOS de CRISTO para com o PAI do céu. CONTINUA A FORMAÇÃO



A base dos sentimentos de JESUS se demonstra, exatamente, no aspecto de sua DOAÇÃO TOTAL ao PAI e aos IRMÃOS (KENÓSIS - Fl. 2,5). A perfeita FORMAÇÃO deve gerar na pessoa humana uma abertura integral dos sentimentos de AMOR que efetivou ao FILHO dE DEUS se tornar Homem, e vislumbrando este AMOR se tornar SERVO HUMILDE e OBEDIENTE, conquistando sua plena LIBERDADE pro causa do AMOR experimentado. Eis um EXCELENTE PROJETO DE VIDA CONSAGRADA. Se não estiver coadunado este aspecto integral, subsiste um erro craso na FORMAÇÃO, qualquer que seja o seu caminho. O MODELO VERDADEIRO de FORMAÇÃO será aquele que conota a pessoa uma vida, de sentimentos e desejos. Não é um caminho GENÉRICO, mas um MODO PARTICULAR de seguir. Sempre será um SÍMBOLO ou SINAL do viver  e do morrer POR AMOR. Desta forma, entendemos o HOMEM (MULHER)ESPIRITUAL que não suprime sentimentos (instintos e pulsões) e tendências interiores, mas, do contrário, permite que tudo isto seja instantemente ILUMINADO pela LUZ do ESPÍRITO SANTO. Fica cristalino que tal situação será para DEUS, a REAL FOTOGRAFIA da pessoa humana. Pois, na nossa continuidade da vida aprendemos a CONTROLAR PALAVRAS e GESTOS, mas os SENTIMENTOS dificilmente será domesticados. Desta forma, o MODELO de FORMAÇÃO coerente deve ser CONSTRUÍDO sob o MISTÉRIO HUMANO, que fora assumida por JESUS, para agregar a realção GRAÇA e NATUREZA. Antagônico será, como vemos comumentemente, uma formação (minúscula mesmo) que não alcança a integralidade humana, que ão toca e purifica, transforma e evangeliza todos os valores proclamados e comportamentos visíveis, mas, também, os sentimentos, desejos, disposições, projetos, simpatias, gostos, sonhos, etc.
Assim perfila a VITA CONSACRATA: "... deverá ser Formação de toda a pessoa, em todos os aspectos da sua individualidade, tanto nos comportamentos quanto nas intenções ..." (n.º 65). Traduz-se que a FORMAÇÃO deve abranger os campos da vida cristã, cuja preparação deve conter o fator humano, cultural, espiritual e pastoral. Esta conotação visa preparar o coração humano a aprender a AMAR como o CORAÇÃO DIVINO, e neste aspecto, entendemos o porque da continuidade da FORMAÇÃO durante toda a vida. Fica claro que a VERDADEIRA FORMAÇÃO NÃO PODE e NÃO É, apenas, MÉTODO PEDAGÓGICO. Deve conter um MÉTODO TEOLÓGICO também. para que se aprenda, de forma lenta e interminável, a gestação do HOMEM NOVO, que deve SER e TER os SENTIMENTOS de JESUS. Ora, se falamos de sentimenos, o teor real da FORMAÇÃO será a EXPERIÊNCIA (PRÁTICA), o descobrir o real sabor de valores e conteúdos, nunca e apenas a TEORIA. Então, o FORMADOR deve proporcionar uma expreiência concreta, cuja proposição ao Formado o envolvimento efetivo e afetivo, que desembocar na expressão do AMOR GENUÍNO.
Se temos a ciência de que o HOMEM NOVO é um 'SER AUTENTICAMENTE LIVRE', sua FORMAÇÃO deve ser direcionada para a LIBERDADE (VITA CONSACRATA, n.º 66). E se a FORMAÇÃO possui um intuito para nos conduz para sermos LIVRES, será necessário FORMAR o CORAÇÃO. Buscando este objetivo, não deve existir um 'que de OBRIGAÇÃO', mas de 'EDUCAÇÃO' para descobrir a beleza do chamado, e desta forma, ser capaz de produzir uma RESPOSTA LIVRE. Possuir os mesmos sentimentos de CRISTO não significa TRANSPARECER EXTERNAMENTE. Do contrário, EXPERIMENTAR cada fase ou processo, de modo  a vivenciar a realidade humana, observando a estrutura atual e construindo a identidade futura ideal. Estas fases de itinerário educativo deve direcionar para a Liberdade: 1) Daquilo que a sufoca e inibe (FASE PRÉ-NOVICIADO); 2) A edificação do alicerce sólido (FASE NOVICIADO) e 3) A realização e orientação desta cosntrução com uma perspectiva definida (FASE PÓS-NOVICIADO). Frisa-se que tudo isto não é substanciado de forma absoluta e definitiva.
Portanto, observamos que a construção dos Sentimentos iguais ao do CRISTO, é modelo concreto de FORMAÇÃO PESSOAL na vida de CONSAGRAÇÃO, que de forma CELIBATÁRIA ou MATRIMONIAL, e transcorre em procedimentos bem elaborados de uma verdadeira experiência de DEUS. Espero que o texto possa te ajudar a refletir em teu CHAMADO ESPECIAL. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com