quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O SER LÍDER (7ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Nesta nova descrição da figura do LÍDER, declinaremos sobre a característica da JUSTIÇA.
Cap. 31. “Seja escolhido (...), nem INJURIADOR ...".
É a qualidade de não ocasionar prejuízos (INIURIOSUS - INIURIA = Injustiça, Violência, Ferimento), não ser rude, nunca ser injusto. Observa-se na atitude anterior de contemplar seus próprios traumas do seu interior (cura interior), antes mesmo de afrontar alguém, acusando-a do que seja. Aquele que não efetiva esta análise correrá o risco de ferir os outros ou a si mesmo. Deve-se destrinchar toda a história de vida pessoal, mentalizando e redescobrindo alguns traumas de nossa vida. Não optando por esta análise da sua história de vida, favorecerá uma real confusão entre a tarefa real e a imaginária, passando a magoar outrem (Teodoro de Ferme: "... Quem se conhece a si mesmo não vê as falhas dos Irmãos ...". CONTINUA A FORMAÇÃO DE LIDERANÇA!!!

É o verdadeiro conhecer de seus subordinados, observando-lhes à liberdade, à dignidade, à atenção e o respeito. Existindo uma verdadeira justiça quando não se encontra o preconceito. Ser incorruptível nos julgamentos pressupõe que não existe PRÉ - CONCEITO (consciente e inconsciente), livrando daquilo que turva os pensamentos e que observa as pessoas corretamente. Traduzindo, tratar todos por igual, sem quaisquer preferências. O julgar os outros demonstra-nos que na verdade o individuo ainda não encontrou-se consigo, sua verdade, contrapondo-se com o sentimento de serenidade.
O SER JUSTO perpassará, continuamente, a CONFRONTAR-SE CONSIGO, com a própria VERDADE. "... Por que julgo meus Irmãos com tanta frequência? ... Porque tu ainda não te conheces a ti mesmo..." (Teodoro de Ferme). Tais atos de julgamente apenas afloram o sentido do 'NÃO CONHECIMENTO PRÓPRIO', pois mesmo com características externas de piedade, são capazes de se irritar com o próximo. Tais atos ainda não perfizeram o encontro real consigo: "... Se alguém carrega o próprio pecado, não fica reparando os pecados dos outros ..." (ANSELMO GRUM, O Céu Começa em Você, pg. 60). Observe-se bem, o ATO de JULGAR somente nos demonstrará que, também, NÓS não somos perfeitos, e a atitude de não julgar, acaba se transformando em caminho de PAZ INTERIOR. Então, se torna JUSTO aquele que PERMITE COM QUE OS OUTROS SEJAM ELES MESMOS. O SER JUSTO será aquele que ao invés de olhar externamente, adentra no mais profundo de sua alma, e visualiza suas falhas e lados sombrios. Desta forma, se torna capaz de olhar para o outrem com um OLHAR de MISERICÓRDIA PROFUNDA, pois DEUS não deseja Sacrifícios externos, mas a MISERICÓRDIA profunda de uma alma.
O LÍDER JUSTO será aquele que é capaz de projetar nas pessoas as QUALIDADES e cumplicidades próprias, NUNCA OS DEFEITOS. Então o JUSTO é aquele que sabe CALAR e RENUNCIAR. Como boa ilustração, declinaremos sobre duas pequenas histórias:
"Certa vez, um velho carpinteiro estava a se aposentar de seu ofício. Chamou seu superior e colocou seus planos de aposentadoria, desejoso de estar coma família, deixando seu trabalho de construção. Reconheceu que mesmo podendo sentir saudades, esta seria sua decisão irremediável. O seu Patrão lhe disse que ele era o seu melhor funcionário, e o tentou de todas as formas para sua demissão fosse removida. Tal situação deixou consternado o carpinteiro. Depois de muita insistência, por fim, veio o seu superior a lhe pedir que efetivasse o último serviço. Com estas palavras ficou imensamente chateado o Carpinteiro, remoendo em seu íntimo uma raiva plena, dizendo a si, que o seu Cehfe era um aproveitador, e que no mínimo não iria lhe dar o que lhe era de justiça. Mesmo assim, aceitou o serviço. Infelizmente neste serviço, o velho Carpinteiro não dedicou o seu melhor trabalho, deixando vários defeitos na casa, não colocando os melhores materiais. Dizia a se mesmo: 'Somente o meu Chefe é que sairá ganhando mesmo e estou de saída desta função!'. Com isto tinha maculado todo o seu serviço durante anos de bons préstimos. Ao terminar o trabalho, foi em direção ao seu Superiro e entregou a casa. O Cheffe fora verificar e ficou espantado com a qualidade da moradia, e questionava ao Carpinteiro se a casa era aquela mesma, recebendo uma resposta afirmativa. Decepcionado com o que viu, pegou a chave da casa e entregou-a ao Carpinteiro, e lhe disse: 'ESTA CASA ERA O MEU PRESENTE PARA TI, COMO GRATIDÃO'.". O ser JUSTO perpassa em não efetivar pensamentos antecipados dos outros. Agora, a história verídica:
"Certa vez, houve uma Assembléia em Scete a respeito de um Monge que havia pecado. Os aptriarcas todos falaram, Pai Pior, porém, permanceu calado. Em seguida, ele levantou-se e, tomando um saco, encheu-o com areia e o pôs em suas costas. Colocou um pequeno punhado de areia e colocou no cesto a sua frente. Os Patriarcas lhe questionaram qual o significado de seu ato. Ele falou: 'O saco com muita areia, são os meus pecados e o são numerosos. O pus nas minhas costas para que não me aflijam e não me façam sofrer, pois não os vejo. Porém, as faltas do meu irmão, mesmo sendo poucas, faço questão de estar na minha frente, para poder falar delas, julgando-o. Não é correto proceder deste modo. Deveria, isto sim, colocar o meu saco na minha frente, para meditar sobre ele, e depois pedir perdão a DEUS pelas minhas faltas'. Disto, todos os Patriarcas se levataram e disseram: 'Verdadeiramente, este é o caminho da Salvação.' (ANSELMO GRUM, pg. 62 - Apot 779)". No próximo texto daremos continuidade sobre esta Temática importante das CARACTERÍSTICAS DE UM BOM LÍDEER. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com