terça-feira, 7 de agosto de 2012

A DIMENSÃO CARISMÁTICA: SENTIR O NOVO SOPRO DE VIDA!


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS. Neste âmbito, declinaremos sobre a Dimensão CARISMÁTICA. Novamente, utilizaremos a base do pensamento deste grande formador Amedeo Cencini. Esta será uma dimensão que direcionará verdadeira a pessoa a possuir um ENCONTRO INTIMO COM DEUS. Nesta situação obseervaremos uma vasta possibilidade de desenvolvimento das potencialidades e de uma profunda AUTO-AFIRMAÇÃO da própria IDENTIDADE, como um todo. O aspecto de CONSAGRAÇÃO de um SER advêm do conhecimento da própria história e das fraquezas pessoais, permeada de um desejo singular da busca da verdade. Derivando desta busca, a continua batalha interior para o Conhecimento de DEUS, e da Potencialidade de seu AMOR (que nos basta). Dando como consequência, um simples, mas autêntica, ENTREGA de sua VIDA. CONTINUA A FORMAÇÃO PESSOAL!!!


MAS O QUE SIGNIFICA CARISMA? De forma singela, seria a FORMA de FÉ ou, melhor, a forma da imagem de CRISTO que se deve reproduzir ou REFLETIR perante a si mesmo e o meio em que se vive. A busca desta Dimensão significa a INTENSÃO PEREMPTIVA de MODIFICAR (METANOIA) toda a sua extensão humana em PROFUNDIDADE. Simplesmente, seria a CAPACIDADE de TRANSCEDÊNCIA para captar a MAGNITUDE do AMOR de DEUS, deixando-se, com isto, AMAR pela TRINDADE. Permitindo que este ESTADO de AMOR PROFUNDO e ÚNICO, transforme sua forma singular, em que uma NOVA VIDA seja gerada, uma VIDA DIVINA e que lhe perfaça uma capacidade de adentrar no próprio ambiente de vida (mundo) com estes mesmos sentimentos e desejos Divinos.
Na Formação, a Dimensão Carismática corresponde aos elementos Místico, Ascético e Apostólico. Tais componentes são indispensáveis na formulação do amadurecimento do EU, que seja: SENTIDO de IDENTIDADE (ponto de partida) e SENTIDO de PERTENÇA (ponto de chegada). Na formação é primordial, antes, definir claramente o SENTIDO do CARISMA ou SIGNIFICADO FUNCIONAL deste. O CARISMA necessita, antecipadamente, significar em termos da própria realização pessoal. Fica sem qualquer sentido conhecer o conteúdo inicial de um CARISMA, sem que alguma conexão básica de sua finalidade em relação a IDENTIDADE do SER. Se assim o perfizer, irá desembocar na FALTA de AMOR profundo a ESSÊNCIA CARISMÁTICA, que no seu fim, promoverá a CRISE de IDENTIDADE Humana. Pior, a DUPLA IDENTIDADE (REAL e INSTITUCIONAL). A primeira baseada em estados de descaracterização do SER CARISMÁTICO, vivência profunda de tempestades e escuridões interiores, que fragilizam o ânimo carismático. E a segunda, baseada em posições externas de aparências, super exibida através de adereços externos (vestidos, sinais, medalhas, etc.), construída por intermédio das próprias qualidades e talentos. Traduz-se por ser simples FINGIMENTO CARISMÁTICO, ou PSEUDO CARISMA.
A Formação deve demonstrar que o CARISMA significa o próprio 'EU', a essência que DEUS chama e escolhe para SI. É o todo SER (passado, presente e futuro), ou seja, vai do que EU ERA, ao o que SOU CHAMADO A SER. Então, vislumbra-se que o CARISMA sempre será UM MEIO, NUNCA, em hipótese alguma, UM FIM (infelizmente o que temos visto ultimamente). O CARISMA é, antes de tudo, um BEM DADO, não próprio, a SERVIÇO do OUTRO. É o agregar o que 'EU SOU' (PASSADO-PRESENTE) com o que DEVO SER (FUTURO). Se assim bem o entendo, mesmo que se peça algo de minha vida, ou seja, que 'RENUNCIE' em prol de um bem maior, estará apto a assim fazer aquele em que sua IDENTIDADE esta intimamente ligada ao que DEUS PENSOU e PLANEJOU para minha VIDA. De forma única, evidencia-se que ao esclarecer a função do CARISMA e o seu SIGNIFICADO, o propenso candidato estará amplamente MOTIVADO a CONHECER e a EXPERIMENTAR plenamente o CONTEÚDO do mesmo. No próximo texto declinaremos sobre os componentes básicos (Experiência Mística, Ascética e Apostólica). QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com