quinta-feira, 9 de agosto de 2012

PEDAGOGIA DA SANTIDADE (F.B. Cap. 3º - 2ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Neste dia iniciaremos o 3º Capítulo do 5º Módulo da Formação Básica: SANTIDADE. Falaremos acerca da "PEDAGOGIA DA SANTIDADE". Agora, nos deteremos nas essências de cada MANDAMENTO.

1º MANDAMENTO: "Amarás o Senhor teu DEUS com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças". Somos, portanto, convidados a AMAR, ESPERAR e CRER em DEUS em TUDO, oferecendo-lhe um VERDADEIRO CULTO de nosso AMOR, cumprindo nossas promessas e votos (OBEDIÊNCIA). É nosso DEVER PRESTAR CULTO APENAS A DEUS (pessoal e comunitário). Qualquer outro culto significa "superstição" {Idolatria: adivinhação e magia (CIC, n.º 2133-2139)}.
MANDAMENTO: "Não pronunciarás em vão o nome do Senhor teu DEUS" (Dt. 5, 11; Ex. 20,7). Sendo o NOME do Senhor SANTO, NÃO SE PODE, de forma alguma, SER PRONUNCIADO de forma VÃ e INJURIOSO (Blasfêmia). De forma igual os nomes: JESUS CRISTO, da Virgem Maria e dos santos. CONTINUA A FORMAÇÃO RCC!!!


Também, não devemos fazer com o NOME de DEUS o Perjúrio, que consiste em utilizar o nome de DEUS para afirmar uma mentira (Pecado Grave). Atentemos para o seguinte fato, todo o nome Cristão é Santo. Por isto, no batismo, deve-se procurar colocar o nome nas crianças de tal forma a glorificar a DEUS. Se DEUS nos chama pelo nome, este deve expressar FÉ e honrar a DEUS (CIC, n.º 2160-2167).
3º MANDAMENTO: Refere-se à SANTIFICAÇÃO ao DIA do Senhor e as festas (Ex. 20, 8-10). No AT será o SÁBADO o Dia por excelência. Porém, para o Cristianismo, este DIA SANTO será o da RESSURREIÇÃO de CRISTO (Nova Criação), manifestando a FÉ na nova vida que ELE veio trazer. Portanto, para NÓS o 'DOMINGO' é a plenitude do sábado.
Desta feita, será o Domingo o Dia do Senhor e deve ser guardado e vivido no louvor a DEUS, no repouso e na procura do encontro com DEUS e com os irmãos. Este é o dia de festa por excelência, dia em que celebramos a vitória de JESUS sobre a morte, o pecado e o mal (Sl. 117,24). Guardar ou Santificar este dia é uma expressão forte de amor a DEUS. A participação na Eucaristia e na vida da comunidade manifesta FÉ e COMUNHÃO com os irmãos que também caminham no discipulado de Cristo. Assim, também importa fazer de tudo para que ninguém se veja impedido de vivenciar este mandamento do Senhor.
4º MANDAMENTO: "Honra teu pai e tua mãe" (Ex. 20, 12). Sabemos que a Família, santuário da vida, deve ser preservada e defendida. Aqui se manifesta a dignidade e a grandeza da família ao impor aos filhos o DEVER de honrar seus pais por meio da obediência, da colaboração, do respeito e da gratidão. Sendo os pais os primeiros responsáveis na educação dos filhos, devem, nisto, respeitar a sua vocação e, portanto, são chamados a introduzir os filhos no discipulado de CRISTO. Então, por isto somos CHAMADOS A DEFENDER A FAMÍLIA. Devemos nOS COLOCAR publicamente contra tudo que vai contra ao bem das famílias (CIC, n.º  2247-2256).
5º MANDAMENTO: "Não matarás" (Ex. 20, 13). Neste MANDAMENTO sanciona-se a INTANGIBILIDADE NATRUAL e INALIENÁVEL de todo ser humano e prescreve a OBRIGAÇÃO de PRESERVAR e PROMOVER a VIDA. É um apelo a um AMOR SOLÍCITO na promoção da vida do irmão. '... Toda vida humana, desde o momento da concepção até a morte é sagrada porque a pessoa humana foi querida por si mesma à imagem e à semelhança do Deus vivo e santo ...' (CIC, n.º 2319) . A EUTANÁSIA e o SUICÍDIO encontram-se proibidos porque vão contra a dignidade do homem e são um desrespeito ao DEUS Criador. Na próxima semana daremos continuidade a esta ~formação. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com