sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

LÍDER, UM SER EM SERVIÇO!


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Novamente em atividade, iremos desdendrar esta FORMAÇÃO de LIDERANÇA. Continuaremos acerca da FIGURA DO LÍDER. A temática abordada será a forma do LÍDER se tornar um SERVIÇO para o outrem, visto que seu único objetivo não será a de glagar posições hierarquicas, mas contrariamente aos ditames materiais deste mundo, SER SINAL CONCRETO DE DOAÇÃO AO OUTRO. Assim esclarece SÃO BENTO em sua REGRA DE OURO: "... fatos Ele deveria atentar sempre à sua alma (1) e pensar constantemente nas palavras do Apóstolo: ‘Aquele que bem servir adquirirá um lugar honroso (2). Que ele se preocupe (3) de modo incansável (4) com os doentes, as crianças, os hóspedes e os pobres: (5) que ele saiba (6), com certeza, que no Dia do Juízo Final (8) terá de prestar contas por todos eles ...". O que podemos observar neste pensamentos é que subsiste 08 (oito) características básicas que denotam o LÍDER como um VERDADEIRO SERVIDOR do próximo, dos quais, declinaremos sobre as duas primeiras. CONTINUA A FORMAÇÃO DE LIDERANÇA!!!


Tendo por base a ideia de SER SERVIÇO, deve-se salientar que o LÍDER deve possuir uma PROFUNDA e CONCRETA ANÁLISE INTERIOR. Na condição de serviço, deve o Líder ter intimidade com a própria alma, não avaliando apenas as ordens e aspectos exteriores (vozes externas), mas também o seu interior. É na busca da meditação diária que favorecerá uma melhor relação consigo mesmo, desencadeando uma verdadeira relação com as pessoas e com as coisas do mundo. Prestar atenção significa cuidar de si, observar suas necessidades, desejos, paixões e emoções, sendo perigoso agir inconscientemente, pois ao desconhecer as necessidades próprias, poder-se-ia lançá-las sobre o outrem. Aquele que presta atenção a si mesmo e cuida-se, poderá liderar muito bem os outros, cuidando deles como a si próprio. Do contrário efetivará um esgotamento físico e espiritual, ensejando uma falta de entusiasmo que será rapidamente disseminado aos Liderados. É importante que a tarefa seja divertida para mim, para que faça bem a meu interior, não quer dizer que não aja problemas, mas ao contrário, a busca de enfrentar e solucionar tais problemas me renderá bons frutos.
Outra caracteristica da Liderança (Segunda) pode ser vislumbrada no termo “Diaconia” (1ª Tm. 3,13), quando bem executada esta tarefa, torna-se o bem servir a mesa do Senhor, favorece o seu crescimento interior, aproximando-se de DEUS. Denomina-se de “dedicação”, que significa ir ao encontro das necessidades do outro e desenvolver a paixão de satisfazê-las, tendo a ver com o Amor. Assim o SER LÍDER subtende SER uma DIREÇÃO ESPIRITUAL, pois o intuito do Líder é amar os seus colaboradores e agilizar o seu bem-estar. Então o ato de liderar é um caminho espiritual, onde sou desafiado espiritualmente na oração e na meditação. Na próxima semana daremos continuidade nas demais características da Regra de OURO de SÃO BENTO. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com