terça-feira, 2 de julho de 2013

EU FAÇO O QUE QUERO!!!


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS. Hoje efetivaremos mais uma análise acerca da temática “ESCOLHAS”. Certa vez o Apóstolo PAULO colocou uma condição que mais se apresenta a nossa situação comum. "NÃO ENTENDO A FORMA DE AGIR: O BEM EU NÃO O FAÇO, MAS O MAL SOU INCLINADO A FAZER" (Rm. 7, 15.19). Transcorre nesta emblemática situação uma oposição ferrenha entre a LEI e a AÇÃO, entre o SENTIDO e a VONTADE, entre o BEM e o MAL. Coexistem situações de convivência entre o BEM de DEUS e o MAL do Pecado. Em suma, o pecado será como uma força que acarreta uma INDUÇÃO a fazer algo CONTRÁRIO ao que é BOM em nossa razão. CONTINUA A FORMAÇÃO PESSOAL!!!
 
Tal fato apresenta-nos uma clara DIVISÃO do SER HOMEM (self - Jung). O SER não possui condições essenciais para se contrapor a ação (Pecado = harmatia = erro). Em si, observa-se que o ente não sabe o 'PORQUE' age de forma distinta daquela que deseja agir, e o que acaba pressentindo é que subsiste algo no interior que nos proibe de viver a real existência humanana VONTADE DE DEUS. No texto PAULINO observamos uma EXPERIÊNCIA concreta e gratificante da própria FRAGILIDADE, que nada seria a oposição entre a GRAÇA e a LEI (Agostinho). Nesta situação observa-se que em nosso íntimo, embora sua constituição seja boa, subsiste nas entranhas algo de obscuro, entretanto, entende-se que o que supera é a GRAÇA DIVINA e não esforço próprio. "... Aquele que acha poder fazer tudo o que quer, necessariamente reprime suas facetas obscuras. sua sombra fica cada vez maior. E ele nem percebe mais quando a coloca para fora, na ação ..." (ANSELMO GRUM). Em si, o que acabamos entendendo, quando nos interiorizamos, é que conhecemos o que nosso coração quer ou nos faz bem, mas mesmo assim age de forma contraditória em algumas situações. Seria como uma lei natural, que de certo modo tem conotação perversa. MAS COMO EFETIVAR DE FORMA DIGNA ESTA SITUAÇÃO DE DIVISÃO? Paulo nos responde que devemos regrupar as partes separadas e as colocar frente a frente. é o que nos define os antigos PADRES DO DESERTO: "CONVERSE COM SEUS DEMÔNIOS". Iniciada esta etapa, Paulo coloca um terceiro participante: JESUS CRISTO. POR QUE NOS É IMPORTANTE ESTE ENCONTRO? Ora, quando so observo minha essência sou inclinado a apenas ver o que me é mal (conceitos e valores externos e internos). Mas, quando me apresento (dois lados) diante de CRISTO acabo tendo a impulsão de olhar para as qualidades de JESUS e começo a perceber que DEVO SER reflexo desta bela imagem (Homem verdadeiro). Soma-se a este fato que devo aceitar minhas limitações, e que estas mesmas são aceitas por JESUS e que ELE pagou pelos erros e assim, me aceito por completo (bom e mau), e sou redimido em JESUS quando me reconheço carente DELE.
Em suma, não adianta apenas lutar contra minha cisão interior, acabo fomentando uma força maior e contrária na qual não consigo superar, e me esgoto, sem reservas, sem animo, sem forças quaisquer. Quando se apresenta toda esta estrutura diante de DEUS, acontece que respalda sobre mim uma maior compreensão maior do que a minha, e assim começo a aceitar todo o meu ser, não o fragmento, eu os UNO, disto sobrevem-me um novo sentimento de HARMONIA profunda e real. Sei que sou AMADO e me AMO mais ainda, acabo me LIBERTANDO deste ESTADO DE FRAGMENTAÇÃO. Neste instante sou UM, TOTAL, assim como DEUS É UM, TOTAL. Olhar para CRISTO nunca será DESVIAR O OLHAR DE MIM MESMO. POR QUE? Entenda-se, a questão seria: SE NÃO FOSSEMOS VALIOSOS, POR QUE DEUS SE FEZ HOMEM AFINAL? Lógico porque nossa HUMANIDADE é por demais VALIOSA. E assim, tendo esta consciência, NUNCA PODEMOS NOS DIVIDIR, DEUS NOS AMA por completo, não apenas o que há de bom em mim, mas o meu 'EU TODO'. Sabe ELE que provenho do que é BOM, e sabe que este será o meu CAMINHO, minha própria VIDA. QUE DEUS NOS CONDUZA SEMPRE NESTE CAMINHO DE SUA MISERICÓRDIA, E ASSIM POSSAMOS NOS ENTREGAR INTEGRALMENTE NAS SUAS MÃOS BENEVOLENTES. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com