sábado, 10 de agosto de 2013

CIC - 2ª SEC. Cap. II. Art. 6º


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS. Continuando nossa Formação  do CIC (art. 6º), analisaremos a partir do ponto: 'JESUS SUBIU AOS CÉUS, ESTÁ SENTADO À DIREITA DE DEUS PAI TODO-PODEROSO'. Como pode-se averiguar que a essência do corpo magnífico de CRISTO fora GLORIFICADO desde a RESSURREIÇÃO (Lc. 24,31; Jo. 20,19.26; Mc. 16,19). Porém, ficará NÃO MANIFESTADA durante o período de aparição (pós-sepulcro) a todos os seus Discípulo  (At. 1,3; 10,41), na forma básica da sua humanidade que os mesmos já estavam acostumados (Mc. 16,21; Lc. 24,15; Jo. 20-14-15). Mas, como enfim caracterizar de que ocorrerá uma espécie de transmutação? No relato dos Evangelhos, observamos que no desenvolvimento de sua ida aos céus acontece algo singular: ELE É ENVOLVIDO PELA NUVEM E SOBE AO CÉU. As caracterizações que anunciam a NUVEM (representa a GLÓRIA de DEUS - At.1,9; Lc. 9, 34-35; Ex. 13,22), simbolicamente, constituem que sua humanidade adentra de forma IRREVERSÍVEL na GLÓRIA DE DEUS, e o céu a habitação divina (Lc. 24, 51). O único caso em que CRISTO se apresenta na totalidade de sua GLÓRIA será para o Apóstolo Paulo (1ª Cor. 9,1; Gl. 1,16).  CONTINUA A FORMAÇÃO DOUTRINAL!!!

O prenuncia de que sua GLÓRIA esta devidamente velada aparece-nos no encontro do próprio JESUS com Madalena no Jardim do sepulcro (Jo. 20,17). Tal fato pontua uma diferença de MANIFESTAÇÃO entre à GLÓRIA de CRISTO RESSUSCITADO e  a de CRISTO EXATALDO À DIREITA DO PAI. devidamente pontuado na ASCENÇÃO (Tempo histórico e transcendente). Frisa-se que o momento da RESSURREIÇÃO esta intimamente interligado ao momento da ENCARNAÇÃO, não podem ser desassociadas  (Jo. 3,13; 16,28; Ef. 4,8-10). Fica evidente tal fator preponderante, visto que nós, humanos, por nossa própria força, não teríamos nenhuma condição de alcançarmos a CASA DO PAI (Jo. 14,2), mas, somente o JUSTO dos JUSTOS, CRISTO JESUS abriu-nos a porta dos Céus para que pudéssemos ter a GRAÇA de adentrar neste paraíso. Neste fato, conota-se mais uma importância para a CRUZ do Senhor, pois a mesma significa e anuncia a ELEVAÇÃO DA ASCENÇÃO AO CÉU, seu INÍCIO (Hb. 9,24).  Será no céu que JESUS exerce permanentemente na condição de SUMO-SACERDOTE (Hb. 7,25; 9,11; Ap. 4,6-11). Então, desta feita, anunciamos que 'CRISTO ESTÁ À DIREITA DO PAI', significando que possui a GLÓRIA e a HONRA da DIVINDADE que outrora já recebia desde o princípio de tudo, como DEUS e CONSUBSTANCIAL ao PAI, agora, sentou-se corporalmente {encarnação e glorificação da carne (S. JOÃO DAMASCENO, De fide orthodoxa, 4,2,2: PG 94, 1104D). Ao sentar-se a DIREITA do PAI, inicia-se o REINO do MESSIAS (Dn. 7,14), e assim, transforma os Apóstolos em TESTEMUNHOS de um "REINO QUE NÃO TERÁ FIM" (Simbolo NICENO-CONSTANTINOPOLITANO). Na próxima formação adentraremos no 'CAPÍTULO 7º'. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

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