terça-feira, 20 de maio de 2014

O VERDADEIRO LÍDER, ESCOLHA DE DEUS.


GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORABENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. Recentemente, uma JOVEM me efetivou a seguinte questão: "COMO POSSO ENXERGAR A VERDADEIRA LIDERANÇA EM ALGUÉM?". Bem antes de a responder, como me comum, comecei ir ALÉM DA QUESTÃO, poder, primeiramente, muitos outros detalhes e peculiaridades da pergunta, e os diversos pontos de referências existentes ou possíveis. Disto adveio um resposta bem singular: "O PRIMEIRO E MAIOR PASSO PARA LIDERAR ALGUÉM É COMEÇAR A LIDERAR A SI MESMO". As vezes as coisas são por demais singelas e diretas, mas quando deveriam tomar seu rumo, acaba-se por desvirtuar ou redirecionar. O fato de BEM LIDERAR perpassa pela situação de se colocar na outra esfera e questionar o como gostaria de receber tal ação. Assim, fica evidente que o passo primordial será o de observar o Interior, desvelando as raízes e objetivos de pensamentos e sentimentos, agregando-os para analisar e, por fim, questionar: “O QUE DIZEM? O QUE REVELAM? QUAIS AS AÇÕES? O QUE IMPEDEM?”. BENTO definiu: “A INSTABILIDADE PESSOAL, SOBREPÕE A QUALQUER TIPO DE DOMÍNIO DE ORGANIZAÇÃO E CONTROLE, POIS SUA CONSEQUÊNCIA IMEDIATA É A DIVULGAÇÃO DE SENTIMENTOS NEGATIVOS, EM TODAS AS ESFERAS”. Desta feita, para neutralizar tal consequência, BENTO desenvolveu três condições:
1) CRIAR RELAÇÕES PESSOAIS (BOA COMUNICAÇÃO);
2) FORMULAR METAS DE EXPECTATIVAS OU DE EXIGÊNCIAS (BÚSSOLA);
3) GERENCIAR A OBSERVAÇÃO E AVALIAÇÃO DE COMPORTAMENTOS (FEEDBACK). CONTINUA A FORMAÇÃO DE LIDERANÇA!!!


 Infelizmente, devido ao conteúdo conceitual errôneo, derivado dos campos empresarial e informal, é que o entendimento sobre LIDERANÇA tomou a ideia de MANDO ou SUBORDINAÇÃO, ou seja, possui uma CONOTAÇÃO supremamente INDIVIDUALISTA. Do contrário, o sentido maior de LIDERANÇA será o de DESPERTAR VIDA naqueles que são Liderados e se colocar ao serviço destes mesmos. Será através de sua REGRA, que BENTO define em amplitude o real sentido de ser LÍDER. Especificamente, no capítulo 31 desta Regra, é que encontramos a definição concreta de um BOM LÍDER. Vejamos:
Cap. 31. “Seja escolhido {* (...)} um sábio (1), maduro de caráter (2), sóbrio (3), que não coma muito, não seja orgulhoso (4 e 5), nem turbulento (6), nem injuriador (7), nem preguiçoso(8), nem pródigo (9), mas temente a DEUS (10); que seja como um Pai (11) (...)”.
logo no início do texto, observamos um fator primordial: 'ESCOLHA'. Esta ação, per si, concebe um orientação sobre a 'VONTADE ou DESEJO', mas que para BENTO significa ação humana de Eleição de alguém esta impregnada de uma ação Divina, no qual evidenciasse de forma concreta um CHAMADO DE DEUS, no qual prefigura-se o Voto da Obediência, do qual o grupo ou comunidade deve submeter-se a este ENTE, não por sua estrutura humana, mas pelo seu revestimento da GRAÇA SUPREMA de DEUS, que lhe designou uma Missão a ser cumprida (APASCENTAR AS OVELHAS DE DEUS). Intenta-se que o 'ESCOLHIDO', desde a sua origem, já possui atributos necessários que com o tempo lhe serão firmadas e lhe outorgarão a qualidade de LÍDER. Desta feita, o passo inicial e primordial será a ESCOLHA, e a mesma deve estar firmada na VONTADE DE DEUS, e como consequência toda e qualquer projeto terá bom êxito, porque já se encontra nas mãos do próprio DEUS. Em um próximo texto desenvolveremos as tais qualidades enumeradas. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com