domingo, 3 de abril de 2016

O APÓSTOLO DO ESPÍRITO (1ª PARTE)


GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. Hoje, especificamente, adentraremos sobre a HISTÓRIA DA IGREJA. A temática deste dia será sobre uma das mais impressionantes figuras no desenvolvimento da Igreja Católica: O APÓSTOLO PAULO – APÓSTOLO DO ESPÍRITO. A figura de PAULO, depois da de JESUS CRISTO, será a mais complexa. Estando a caminho de Damasco, por volta do meio dia de um dia de verão (julho), segundo alguns estudiosos, aproximando-se de um oásis, começa o início da narrativa de seu ENCONTRO com CRISTO, e de seu CHAMADO ESPECIAL, bem como, de todas as palavras proferidas. Depois deste ENCONTRO, para uma figura de extremada altivez e cheio de si mesmo, ao se encontrar sem a mínima condição de não mais enxergar, lhe impunha uma angustia profunda, exatamente, ao se encontrar nesta situação de impossibilidade e de estado carencial de ajuda (At. 9). Saulo encontrava-se com menos de 30 (trinta) anos, neste estado, tinha posição de alguém prodigioso. Entretanto, seu aspecto físico, transcrito em um livro apócrifo grego, chamado de ‘ATOS DE PAULO’ (Sec. II), nos revela que uma figura judaica de estatura mediana, baixo e rechonchudo, pernas tortas, cabeça calva, e sobrancelhas espessas e nariz arqueado. Porém, emanava Dele uma força poderosa e prodigiosa, uma luz espetacular, coadunando com as escolhas espetaculares de DEUS para com seus eleitos, continuamente, aos improváveis, pois sua estrutura física sem força aparente, se oporia a enérgica força espiritual. CONTINUA A FORMAÇÃO DOUTRINAL!!!

Em suma, era VIOLENTO, e seu estilo de vida predominava a figuração de tensões e lutas contumazes e nada do que provêm dos homens ira abatê-lo (2ª Cor. 4,9). Sua alma é permeada de uma extremada flexibilidade de inteligência, grande sensibilidade e vasto vigor de Espírito, realista e apaixonado, exigente e tenaz. Mas, COMO FICARÁ CEGO? Diversos trabalhos médicos atestam que tal estado não deveu-se, puramente, ao contato com o sol do deserto, mas, de um choque de energia, que pelo fato da incidência excessiva de luz sobre a retina, queimou lhe a córnea superficialmente, produzindo secreções mucopurulentas (René Onfray – Oftalmologista). Neste estado adentra na cidade de Damasco, e lança-se na condição de solitário, chega a avenida DIREITA, na qual se dirigia ao Templo, local em que habitava JUDAS, membro do grupo judaico desta cidade. Ficou sem comer e beber, orando e esperando. Nesta mesma cidade, encontrava-se outra figura, ANANIAS, membro do grupo Cristão. Este ouve o SENHOR, chamado a obedecer a um chamado (At. 9, 10-15): “... PORQUE ESTE HOMEM PE O INSTRUMENTO QUE EU ESCOLHI PARA MIM ...”. SAULO transpira ódio, estando munido de ordens dos Sacerdotes para extinguir todos desta Seita nascente. Tinha, assim, como adversário ferrenho todos os seguidores do GALILEU. Devido a sua formação espiritual, não podia acreditar na imagem do MESSIAS humilhado e vencido. Em sua adolescência, baseada no nacionalismo religioso e fanatismo exagerado, tinha arvorado o seu caráter uma inteligência prepotente e um orgulho exacerbado, que causaria uma intransigência de suas convicções. Por possuir uma alma altiva, tinha em si questões que deveriam ser respondidas. Talvez, a ferocidade de combate aos cristãos fosse, apenas, um combate a si mesmo? Tinha uma consciência escrupulosa e questionava-se com frequência, se era pesado o fardo da Lei de Israel? Quem teria a plena certeza de ter cumprido os preceitos e não os ter violado? Qual o poder que tem os princípios formais em relação os sentimentos de angustias da vida? A resposta viria a noite, trazida, exatamente, por aqueles que este perseguia, um DISCÍPULO DO GALILEU. Eis a CONVERSÃO DE PAULO. Ele não mudará de religião, nem de dependência, pois não deixara o Templo, apenas se CONVERTEU (METANOEITÉ), que desencadeou uma mudança RADICAL. A partir deste dia, quantas almas salvasse, não seriam capazes de testemunhar o seu Amor por AQUELE QUE O AMARA muito mais e que lhe feriu o coração. A cidade de Tarso era um ambiente brilhante e pouco austero, devido as influencias marcantes do Helenismo (Alexandre o grande). Bela, antiga e prospera, permeada de casas brancas, cheias de jardins e numerosos monumentos, centro marítimo de comércio e acessível a todas as embarcações do tempo (Sec. I). Tão famosa que a princesa do Egito, Cleópatra, já tinha desembarcado em seus portos (41 a.c). Tinha formação cultural fenícia, e nos tempos do antigo Saulo, hoje PAULO (5-10 d.c) era dominada pelos gregos NÃO PUROS, e no qual eram numerosos os judeus (Antíoco Epifânio), a ponto de participarem da vida pública da cidade e de sua administração. Saulo teria chegado a Tarso em sua infância, devido a fuga de seus pais da Galileia (São Jerônimo). O seu nome teria esta pronuncia 'SCHAOUL', pois sua família pertencia a tribo de Benjamim, pertencia ao ramo do comércio e era tida como rica (Aristocracia provinciana), e portanto, alcançada o direito da CIDADANIA ROMANA, através do 'JUS CIVITATIS', no qual se conferia a seus portadores a plenitude dos direito civis, tais como o direito de serem eleitos magistrados, e garantias especiais em relação a assuntos jurídicos (apelo ao Imperador). Paulo via tal condição de forma positiva, pois lhe auxiliava na condição de missionário (Rm. 12). Na vida missionária, PAULO efetivava um ofício, talvez oriundo do pai, o de TECELÃO (SKENOPOIOS - TABERNACULARIUS), fabricante de tendas, mas de forma humilde, o que contrasta com a condição de sua família. Mas, a fiel resposta estava em que o trabalho manual fazia parte da vida intelectual. Tarso marcará profundamente PAULO, lhe fornecendo material vasto para suas pregações e sermões (atividades urbanas, jogos, exército, direito, etc.). A ligação ao grego lhe conceberá a facilidade com o seu linguajar, e conhecimento cultural (conhecimento filosófico grego), devido a esta cidade ser considerada rica intelectualmente, como centro universitário. Em relação a religião, era permeada de vários tipos de sincretismos, que lhe tinham impressionado e lhe formado sua opinião forte e contrária a estes tipos de religião. PAULO fora gerado no meio mais puro judaico, e pelas experiências com outras religiões, fomentou seu radicalismo corajoso e ousado, no qual não se permitia nada além da RELIGIÃO DOS ELEITOS, os adoradores de JAVÉ e da TORAH. Sua família pertencia à seita dos FARISEUS, e tal fato lhe era positivo no que tange o aspecto das virtudes espirituais elevadas, o respeito apaixonado pelas coisas divinas, a submissão total a providência, e o forte desejo de viver conforme a PALAVRA. Por causa deste radicalismo é enviado a JERUSALÉM (15-16 anos), para ser formado por 'GAMALIEL', grande em espiritualidade e generosidade, recebendo do mesmo uma vasta dialética prodigiosa e sutil. Por causa destes ensinamentos se molda em SAULO sua figura exponencial, de representante digno do 'Espírito da DIÁSPORA', encarnando-se fielmente no radicalismo exacerbado do judaísmo. Assim, é a constituição deste grande Homem, como aqueles destinados a modificar profundamente a história, ligado amplamente as suas raízes naturais e históricas, e capazes de descobrir, pela experiência pessoal, o que é preciso realmente DESTRUIR e SUBSTITUIR. Assim, é PAULO. Em próximo texto trataremos de sua continuidade. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

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