quarta-feira, 18 de maio de 2016

PARÁCLITO, AQUELE QUE CONSOLA COMO UMA MÃE


GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUSNeste texto, envidaremos aprofundar na magistral base da PNEUMATOLOGIA (baseado no livro de Pe. RANIERO CANTALAMESSA). Se torna frequente o a falta de compreensão da essência fundamental de nosso BATISMO SACRAMENTAL, e por esta incompreensão, ousamos continuamente pedir ao ESPÍRITO SANTO que nos visite e nos preencha com sua Graça e Dons. Entretanto, poder-se-ia QUESTIONAR: SERÁ QUE O ESPÍRITO ESTA OU JÁ VEIO A NÓS? Ser-nos-ia eficaz acreditar que este ESPÍRITO já veio e está em cada um, em sua medida própria pelo mesmo conhecido. Como expressamente aludido pelo estudo teológico, existem dois modos de AÇÃO e MANIFESTAÇÃO deste ESPÍRITO. A primeira forma seria a denominada CARISMÁTICA, na qual figura o ESPÍRITO como aquela FORÇA DIVINA que sobrevêm a um ente especial, capacitando-o para diversas ações ou momentos que superam as constituições humanas plausíveis (capacitar com a SABEDORIA, PROFECIA, FORÇA SOBRE-HUMANA, DONS ARTÍSTICOS ou de GOVERNO – Ex. 31,3; 35,31; Mq. 3,8; Jz. 13,25). A segunda forma seria chamada de SANTIFICADORA, comumentemente observada nos Profetas (Ez. 36,26-27), ou nos Salmos (Sl. 51, 12ss).  CONTINUA FORMAÇÃO DOUTRINAL!!!


EXISTE ALGUMA DIFERENÇA? SIM! Na primeira forma, a AÇÃO do ESPÍRITO passa pela PESSOA, sem permanecer na mesma, objetivando o aperfeiçoamento e o bem de toda uma comunidade. Neste ponto, notamos que mesmo utilizando-se de tais DONS, o individuo pode não se tornar mais perfeito, bem como, ir além, servindo-se abusivamente. No segundo modo, a MANIFESTAÇÃO do ESPÍRITO permanece na PESSOA, renovando-a e transformando-a em seu íntimo. Dentre os diversos NOMES do ESPÍRITO um subtende uma intrínseca e afável intimidade com o SER HUMANO, “PARÁCLITO”. POR QUE? Desde o Antigo Testamento, ou judeus denominavam a DEUS como ‘GRANDE CONSOLADOR (PARÁCLITO)’ (Is. 51,12) ou o que CONSOLA COMO UMA MÃE (Is. 66,13). Será este ‘DEUS DA CONSOLAÇÃO’ (Rm. 15,5) que se encarna em CRISTO, e que define JESUS como o primeiro CONSOLADOR ou PARÁCLITO (Jo. 14,15). E sendo o ESPIRITO o que leva a consumação das obras, se define como o ‘OUTRO CONSOLADOR’. A importância deste TÍTULO ou NOME pode ser verificada nas diversas experiências de vida da Igreja, por ter sido aliado nas dificuldades internas e externas, perseguições, processos judiciais, etc. (At. 9,31). Conhecer a essência do ESPÍRITO a partir do Antigo Testamento não era fácil, como se sobressai as fontes do Novo Testamento. Neste, a Igreja percebe a sua presença como uma realidade, pois era mais prático conhecer e falar de JESUS (CONVIVÊNCIA), pelos sinais e memorial produzidos por este. Mas, e QUANTO AO ESPÍRITO. QUEM O VIRÁ? Mas neste Novo Testamento, TODOS FALAM DELE, como se fosse uma realidade e no qual perfilam dele os acontecimentos na Igreja. O significado de ‘PARÁCLITO’ seria INTERCESSOR ou ADVOGADO/DEFENSOR (1ª Jo. 2,1). Mas, se coaduna muito mais como ‘CONSOLADOR’ (PARAKALEITE – Is. 40,1). A tradição acolheu, em simbiose, estes significados e os utilizava de acordo com as situações. Nos primeiros Séculos, diante da era das trevas das ‘PERSEGUIÇÕES’, era comum o uso de ‘ADVOGADO/DEFENSOR’ por causa dos processos e condenações pelo Império Romano. Posteriormente, a este período das ‘PERSEGUIÇÕES’, passa a ser compreendido como ‘CONSOLADOR’. Tal TÍTULO não intenta em definir o que É O ESPÍRITO em si (PESSOA DA TRINDADE), mas o quantifica naquilo que ELE faz por NÓS na HISTÓRIA DA SALVAÇÃO. No Evangelho joanino, ‘PARÁCLITO’ não se aprisiona no sentido de ‘ADVOGADO e CONSOLADOR’, sobrepõe a sua essência e magnitude, se agrega ao TÍTULO DE ‘LOGOS’ (designar o FILHO). Assim, PARÁCLITO não se explica com o NOME, mas pelas funções que LHE são atribuídas, ou seja “O PARÁCLITO É AQUILO QUE ELE MESMO FAZ”. Neste Evangelho, podemos observar que o sentido de PARÁCLITO tem função da ‘VERDADE’ e em função de JESUS. Nisto, compreende-se que sua real e principal função é DOUTRINAL e o seu domínio é o do CONHECIMENTO (ESPÍRITO DA VERDADE). Desta feita, não são dois centros distintos: VERDADE e JESUS, mas um ÚNICO, a VERDADE É A REVELAÇÃO E A PALAVRA QUE JESUS TROUXE AO MUNDO. Portanto, o ‘ESPÍRITO DA VERDADE’ equivale a ‘ESPÍRITO DO FILHO’ (CIRILO DE ALEXANDRIA).  Em próximo texto desenvolveremos este pensamento. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

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