sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

AS ARMADILHAS DO EU (2ª parte)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Caríssimos Irmãos, retornemos ao conteúdo de nossa Formação Pessoal. A temática é sugestiva, pois nos revela algumas ações que são repressivas em nosso cresicmento pessoal e espiritual. Estamos adentrando na 2ª armadilha, que se refere ao COITADISMO. Prejudicial como a anteriror, esta intimammente interligada. Quem se conforma, desenvolve diretamente atitudes de se colocar sua personalidade como o ponto de sofrimento. Transforma-se em um markenting negativo. Culpa-se a tudo, menos a si mesmo. Vamo-nos interiorizar nesta formação.
1) Faça uma lista de metas que você gostaria de atingir. Mantenha a lista em um local em que se possa ver com freqüência. Cada vez, procure imaginar quais são as atitudes que dependem de você para que elas sejam atingidas.



2) Faça uma reflexão profunda sobre as situações que possam ter acontecido com você e que favoreceram alguns sintomas de coitadismo que constam no texto.
O Coitadismo é a arte de ter compaixão de se mesmo. É o conformismo potencializado, pois faz markenting de suas crenças irreais, impotências e limitações. Tais pessoas possuem potencial, mas incorporam um papel dramático e punitivo em sua obra de vida, dizendo que serão fracassados. Nisto demonstra-se um complexo de INFERIORIDADE. Mas o fazem, de forma conscientes ou inconscientes, para que os outros gravitem ao seu redor, ou seja, possuem ganhos secundários com sua propaganda.Faça nos eu dia-dia as seguintes ações:

Esperam sempre que outras pessoas as encorajem, estimulem, com palavras e gestos. Nisto configura-se como pura platéia, pois nunca age, mas faz com que outrem o faça.
Não compreende que a auto-piedade torna-se uma masmorra que asfixia o prazer, e amordaça seu desenvolvimento, torna-se ESTÁTICO EM VIDA. Eis algumas características: a) São facilmente notados; b) Nunca mudam; c) Não saem do lugar; d) São cansativos; e) São Repetitivos; f) Pessimistas.

Geralmente são aqueles que lutam pelo que se pensa, batalham por suas idéias, mas se acham pobres diante de sua impulsividade, irritabilidade, humor depressivo. Também sofrem de sintomas psicossomáticos como: dores de cabeça e musculares, queda de cabelo, gastrite, fadiga excessiva. São pessoas que não levam desaforo para casa, mas que colocam no seu interior, como também sabem que precisam tomar determinadas atitudes, mas não possuem forças.
São pessoas autodestrutivas. São humanos com os outros e desumanos consigo mesmo. Eles bloqueiam o seu psiquismo, para não terem ambições, por acharem malditas. Porém, a ambição é fundamental para o EU, e para mudar o rumo. A energia da ambição suplanta a do desejo, pois este é uma intenção superficial e a outra é um projeto de vida.
Você tem ambições saudáveis ou desejos tímidos? Você precisa responder!
Ponto de observação esta no desejo de conquistar pessoas difíceis, mas que logo sera dissipada com o calor das primeiras decepções. Entretanto, a forma de transpor esta dificuldade, esta na aptidão de olhara a ambição como salutar. Ver estas mesmas decepções como fonte, nutrindo sua força, e as frustrações alimentarão a criatividade.


Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com