terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ARMADILHAS DA VIDA! EXISTEM (3ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. Adentremos em nova FORMAÇÃO PESSOAL. Neste dia daremos continuidade a Formação sobre as ARMADILHAS PSICOLOGICAS E ESPIRITUAIS. Já aprofundamos acerca de duas delas: CONFORMISMO; COITADISMO. Hoje declinaremos acerca da TERCEIRA ARMADILHA: 'O MEDO DE RECONHECER OS ERROS'. Questionemos, então: O MUNDO TEM INFLUENCIADO O NOSSO COMPORTAMENTO PARA NOS TORNARMOS 'PERFEITOS'? ATUALMENTE, TEMOS MAIS ATENÇÃO PARA AS DIFICULDADES DOS OUTROS EM RELAÇÃO A NOSSAS? AS MAZELAS PRENDEM MAIS NOSSAS ATENÇÕES? JÁ DEIXAMOS DE EFETIVAR ALGO POR MEDO DA IMAGEM A SER CONCEBIDA SOBRE NÓS OU DAS CRÍTICAS QUE RECEBERÍAMOS? QUAL A SENSAÇÃO?

A definição seria o ‘Medo’ de assumir as imperfeições, defeitos, fragilidades. Ora, nada mais prático ao se viver em uma sociedade doentia, que nos molda segundo uma superficialidade, escondendo a nossa humildade e supervalorizando um endeusamento.
Na verdade temos medo de assumir a nossa própria humanidade. Gostamos mais de observar as chagas dos outros do que as nossas. Desta forma, a nossa real estatura cristã dependerá se tivermos a coragem de enfrentar a nossa realidade.
Se pudessemos efetivar uma análise mais completa, acabaríamos por visualizar que 'TODOS SÃO IGUAIS', mesmo com CONOTAÇÕES ÚNICAS. A semelhança física e biológica não nos distingue em si, mas, será o nosso INTERIOR QUE NOS DISTINGUE. A capacidade de cair e poder levantar, é uma das ações diferenciadoras.
O medo sendo um mecanismo de sobrevivência, atualmente, TORNOU-SE NOSSO MAIOR INIMIGO. Temos medo da crítica, do vexame, da rejeição, do pensamento alheio, e isto nos aprisiona. No início o medo era instrumento ativo que perfazia o Homem interagir e se movimentar, preservando o seu próprio ser. Os hormônios lançados por este sentimento favoreciam a defesa humana diante do perigo. Agora este sentimento é que mais tem causado deficiências na vida humana, principalmente aos jovens. O medo torna as pessoas inertes, apáticas, desorientadas, por fim, quase que mortas, apagando a nossa luz interior. Se não conseguirmos entender a nossa verdadeira essência interior acabaremos freqüentemente nos tornando depressivos.
O que verificamos é que por causa deste medo, ao se 'APONTAR UM ERRO', muda-se de cor, troca-se de humor e fica-se indignado.
Em situações de relações desiguais, o orgulho contagia rapidamente o cérebro daquele que se considera superior, levando a silenciar a voz daquele que se considera em posição inferior. Quem utiliza este tipo de relação de poder, impondo suas idéias, NUNCA TERÁ CONDIÇÕES DE SER UM LÍDER. Tais pessoas são desastrosamente muito mais inferiores porque nunca tiveram a coragem de pedir desculpas quando agiram de forma incoerente. Costumeiramente, buscando esconder o seu 'MEDO do ERRO', levantam sua voz ou julgam precipitadamente.
Desta forma, acabamos entendendo que as pessoas sempre irão querer que cada um de nós reconheça os nossos erros. Porém, nunca ADMITIRÃO OS PRÓPRIOS ERROS, sempre se utilizarão de desculpas.
Hoje, a geração jovem passa por toda esta dificuldade. Muitos jovens hoje não mais possuem a sensibilidade de observar seus atos e palavras. Podem possuir cultura, mas, não são solidários (egoístas), tolerantes (radicais), altruísta (sectários).
Vislumbra-se tal aspecto nas atitudes, comuns, de defesa de suas posições, idéias, sentimentos de forma excessivamente possessivas. Quando ocorre tal situação demonstra um sentimento forte de insegurança. Defender excessivamente nossas opiniões reflete fragilidade.
Existem pessoas que são agradabilíssimas quando conversamos, pois são educadíssimas, porém nos transcorrer da conversa, se transformam e tornam-se insuportáveis, pois o conteúdo da conversa esta sendo direcionado aos infinitos argumentos de sustentação de suas atitudes (respostas prontas = negativa de seus erros). Sugam a essência das pessoas ao falar muito e procuram a atenção dos outros de forma excessiva. O que caracteriza a falta de maturidade psíquica.
Quem é verdadeiramente forte sempre será capaz de confrontar com sua fragilidade, conhecendo e declarando. Somente um ser humano maduro não possui medo de si. Quem perfaz tal atitude de declarar suas fragilidades faz da mesma agradável, confortante e relaxada. A nossa sociedade estimula para que sejamos deuses, mas não coloca que para nos tornar perfeitos e intocáveis requer um alto grau de desgaste social, psicológico e biológico também. Fique ciente: SOMENTE NÓS PODEMOS MUDAR O RUMO DE NOSSAS VIDAS? PENSE NISTO. DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com