sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

QUARESMA: OFERTA DE BENÇÃO E ALEGRIA


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. Hoje a nossa Reflexão será baseada no período da Igreja que vivenciamos, ou seja, a QUARESMA. Em suma, o siginificado deste período será um TEMPO PRIVILEGIADO PARA A CONVERSÃO, de COMBATE ESPIRITUAL, de JEJUM MEDICINAL e CARITATIVO. Mas de forma única, um Tempo de ESCUTA DE DEUS, do aperfeiçoamneto da Palavra Divina em nossa vida, de um estudo mais aprofundado (catequese), que nos direciona ao nosso Batismo, rumo a preparação da PÁSCOA. Neste período devemos vivenciar um ESFORÇO EXIGENTE e LIBERTADOR.para o chamado de JESUS e da Comunidade. Situa-se na privação do alimento, a busca do sabor do conteúdo da Palavra de DEUS e da EUCARISTIA, gerando no seu íntimo o sentimento de PARTILHA. Portanto, surge a orientação básica de que a PENITÊNCIA QUARESMAL não deve ser de caráter INTERNA e INDIVIDUAL., e sua práticas devam ser incentivadas e recomendadas (SC 110 - Conc. VAt. II). Celebrar a EUCARISTIA neste tempo significa percorrer com CRISTO o ITINERÁRIO DA PROVAÇÃO e ASSUMIR DECIDIDAMENTE A OBEDIÊNCIA FILIAL AO PAI e se tornar DOM em si para os Irmãos. Seu término desembocará na RENOVAÇÃO dos compromissos batismais na noite Pascal. CONTINUA A REFLEXÃO!!!

Sua CELEBRAÇÃO começa com a QUARTA-FEIRA de CINZAS e vai até a Missa da CEIA DO SENHOR, momento vespertino que concebe início ao TRIDUO PASCOAL. A QUARESMA inicia-se com um RITO PENITENCIAL, efetivado em dia ferial (semana) que tem precedencia sobre as demais celebrações (Quarta-Feria de Cinzas). Subsiste um momento de RITO de BENÇÃO e IMPOSIÇÃO DE CINZAS, não, necessariamente, unido a Missa (pode ser celebrado sem o Rito). O rito deve ser acompanhado com a Liturgia da Palavra (canto entrada, orações, leituras), segue-se a Homilia e depois vem o Rito mencionado. OsS TEXTOS são PRÓPRIOS do MOMENTO. Os dias feriais (semana) tomam a denominação da semana que se inicia com o Domingo (Ex.: 1ª Semana da Quaresma). São CINCO SEMANAS, acrescentando a Quarta-Feira de Cinzas, a Quinta, Sexta e o Sábado posterior ao dia das Cinzas. Todas as semanas da Quaresma possuem precedência sobre as Memórias obrigatórias, que se tornam facultativas neste período. Válido lembrar que o período de FÉRIAS da SEMANA SANTA não pertencem a QUARESMA. Bem como, que as SOLENIDADES e FESTAS DA IGREJA possuem precedência sobre os dias da QUARESMA. A exceção é o Domingo, em que tais dias serão ANTECIPADOS AO SÁBADO.
As Ferias da QUARESMA possuem oracional próprio. Mas para a III, IV e V Semanas da QUARESMA possuem leituras à escolha que se podem proclamar. Lembrar-se que neste período NÃO SE DIZ 'GLÓRIA', e OMITE-SE O ALELUIA no canto de música e na Aclamação do Evangelho. Bem como o prefácio é próprio do Tempo.
A COR LITURGICA É O ROXO. E recomenda-se que durante este período perfaça reuniões de orações comunitárias das ESTAÇÕES ROMANAS. DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com