quarta-feira, 2 de maio de 2012

CONSTRUÇÃO DE UM LÍDER (5ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. Citando o conteúdo das VIRTUDES pessoais de cada um, adentraremo na Terceira VIRTUDE CARDEAL: A TEMPERANÇA. Será denominada de 'BOA MEDIDA', cujo significado será o de O QUE POSSO FAZER E SUPORTAR (Reconhecer os meus limites). Em suma, para se alcançar meus limites, devo ter uma ciência concreta, descobrir a realidade de minha existência, seu objetivo, intenção e destino. Em suma, será o de entender quantos passos suporto dar nas minhas distâncias percorridas, o de analisar o caminho a ser desbravado. Na verdade, qualquer pessoa que não reconhece seus próprios limites, acaba por se cobrar em demasia, e, portanto, acaba vivendo não a sua própria vida. O desenvolvimento de qualquer medida, regra ou limite direciona para a DISCIPLINA (Anselmo Grum). CONTINUA A FORMAÇÃO DE LIDERANÇA!!!
NO LATIM, a TEMPERANÇA escreve-se: "TEMPERANTIA", e em grego: "SOPHROSYNÈ". Possuem o conceito de 'ORDEM INTELIGENTE'. Portanto, a TEMPERANÇA significa ORDENAR, CONJUNTAR, COMBINAR, CONTROLAR, CUIDAR (Anselmo Grum). A TEMPERANÇA é o lidar consigo mesmo, que busca trazer para alma uma tranquilidade, um equilibrio interior. A palavra em si de DISCIPLINA, advêm de "DIS-CAPERE", ou seja, FORMAR E ORDENAR para que seja minha essência íntima. Toma substrato de ação, em que ASSUMO A RESPONSABILIDADE sobre o que sou. Em que se forma e molda-se sobre a base que é a IMAGEM concebida de DEUS sobre mim mesmo. A DISCIPLINA NÃO SIGNIFICA RECALCAR TODOS OS NOSSOS SENTIMENTOS. Mas sim, se torna uma arte da alegria, pois ao se determinar o objetivo concreto, acaba-se efetivando um bem a nossa alma, e disto posso me sentir alegre por tê-lo alcançado. O contrário, quando não existem medidas ou limites, acabo consumindo tudo de forma desenfreada, ficando sem qualquer condição de saborear cada elemento em si mesmo, e não consigo ter a alegria com os detalhes da vida.
Para os gregos a DSICIPLINA seria a 'ASKESIS' (ASCESE), que é um TREINAR-SE, ou melhor, construir sua força e resistência. É um treinamento para a LIBERDADE INTERIOR. É uma atitude positiva para a própria vida, pois sempre estarei em progresso, ficando livre das necessidades e opiniões. Observe que tal AÇÃO não será uma negação da vida. Pelo contrário, será uma verdadeira e concreta comprovação de minha vida, pois quem vive 'SOU EU MESMO', e não vivo segundo o desejo alheio. Formo minha própria vida da forma querida e desejada. Pois ao reconhecer minha medida, concentro mais formas em mim, e as direciono para minhas prórpias metas. Este reconhecimento pressupõe uma 'RENÚNCIA'. Eis um dos mais graves erros da LIDERANÇA, não conhecer ou não DESEJAR conhecer seus próprios limites e fraquezas. Pois quem deseja sempre superar seus limites sem os conhecer, sempre estará fadado ao declínio antecipado, por ter superestimado sua condição, pode até caminhar grandes distâncias. Porém, chegará em um momento em que não mais encontrará forças interiores, e possivelmente, se encontrará perto da chegada final, mas não a ultrapassará. POR QUE? GASTOU TODAS AS SUAS FORÇAS ANTECIPADAMENTE.
Para os Romanos o que não possue uma forma definida se torna feio. E por causa dos desejos desmedidos, ou a IMODERAÇÃO, fica-se deformado por causa de atitudes, singelamente, infantis. Observe-se que quando estamos no estado de desenvolvimento (criança) se é permitido algumas situações de imoderação, por causa de nosso aprendizado. Porém, na fase adulta não nos cabe mais perpassar por tais situações, pois devemos aprender coma nossa realidade. Para a LIDERANÇA a TEMPERANÇA se torna efetivamente útil, pois nos ajuda a não exigir demasiadamente de nossos colaboradores. Do contrário, nos ensina a ESTIMULAR, ENCORAJAR para que suplantem seus próprios limites. Em suma, será o descobrir como dar o serviço adequado ao Liderado e estimulá-lo de acordo com seu limite humano. No próximo texto adentraremos na última VIRTUDE CARDEAL. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com