terça-feira, 1 de maio de 2012

NOSSA VIDA, UM E TRINO COM O OUTRO!


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Hoje, DIA DE FESTA, dia do GLORIOSO "SÃO JOSÉ OPERÁRIO", iremos desenvolver a Formação Pessoal sobre o APOSTOLADO CRISTÃO (tema refletido na obra de Anselmo Grum). Como sabemos, é comum da vida humana, a intenção de intentar tomar o rumo da própria vida e configurá-la conforme os desejos e projetos próprios. A Igreja tem ciência desta atitude, através dos Padres do Deserto que diziam: "Quando tuas palavras não seguem ações, pareces uma árvore que tem folhas, mas nenhum fruto". Entretanto, este ato de agir NÃO DEVE SER DIRECIONADO POR OUTROS PENSAMENTOS, ou seja, não se deve fazer algo porque outros o fazem. Em suma, devemos ser livres em atos e ações. Mas tais considerações não devem ser confundidas como auto-afastamento da realidade diária ou como fuga diante de indifereças perpetradas na realidade. A esta temática, a orientação espiritual da Igreja será "ORA ET LABORA" (Orar e Trabalhar), ou seja, a oração se torna sensivel ao que devemos perfazer. Sem uma PERFEITA ORAÇÃO o nosso AGIR se torna extremamente vazio em si, e que nos pode conduzir a um simples ATIVISMO, também vazio em essência. A ORAÇÃO sempre direcionará a um lugar concreto em a ação possui um sentido perfeito. CONTINUA A FORMAÇÃO PESSOAL!!!


JESUS nos orienta nesta direção dos dois pólos, da ação e da Oração, na passagem de Marta e Maria (Lc. 10, 38-42). Obseervando a figura de Marta, também devemos nos colocar em ação de laborar em benefício dos outros, sempre tratando-os de forma amável e eficaz. Mas para assim praticar em prol de outrem, devemos estar como Maria, sempre aos pés do Senhor, ouvindo sua Palavra e direcionamento. Se não existir nenhum momento de silêncio, para ouvir e refletir, acabaremos por observar que não mais estaremos agindo de acordo com as verdadeiras necessidades das outras pessoas, e desta forma, acabamos a nos tornar EGOISTAS e a buscar ações que simplesmente nos projetam e que nos concedam a fama particular. A Oração é necessária para dar sentido fecundo, através da contemplação e do silêncio, em que necessitamos escutar a VOZ de DEUS que sempre nos direcionará a pastagens abundantes.
Na verdade, o Ser Humano, segundo a filosofia grega, é SOCIÁVEL, por que sempre estaremos procurando nos relacionar com alguém, sempre estarmos dependentes dos mesmos. Todo o sentido da essência sociabilizante de nossa Humanidade, acontece na nossa infância. Como sabemos, a criança é extremamente necessitada de atenção e dedicação alheia. é pura a afirmação "Só as pessoas humanas totais vivem o humano" (Goethe), em que fica-nos a certeza de que apenas na relação com o outro poderemos tornarmos "NÓS MESMOS". Disto entendemos o 'por que' de, ainda, NÃO CONSEGUIRMOS FECHAR OS OLHOS NA DIFICULDADE ALHEIA. Estamos intimamente ligados nesta experiência primitiva, em que sempre começamos a compreender a dificuldade de manter os relacionamentos (Bíblia, Caim e Abel - Gn. 4,9). Fomos criados como seres sociais, e não conseguimos, ainda, fechar nossos olhos para o sofrimento alheio, e adquirimos responsabilidade pelos irmãos. Fica-nos extremamente dificel não observar a importância do outro, e se o fizermos, acontecerá algo parecido com Caim, que ao fugir da sua responsabilidade de seu ato, teve que vagar com sua consciência pelo mundo. Melhor, não existirá paz interior se não nos preocuparmos com os que nos rodeiam. A nossa cosntituição completa nos demonstra que temos uma obrigação interior de agir em benefício mútuo, se assim não o procedermos, entraremos em conflito contra a nossa consciência, e nos prejudicaremos a nós mesmos. Então, busque ser o que você é, ou seja, seja sempre MARTA e MARIA, sejas UM COM O OUTRO, da mesma forma como DEUS É UNO E TRINO. QUE DEUS NOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com