terça-feira, 12 de junho de 2012

Cat.Igr.Cat. (1ª PARTE - 1ª SEÇÃO - CAP. 2º - ART. 1º)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Dando continuidade ao RESUMO DO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA, iremos explanar o 2º Capítulo do CIC. Antes de mais nada, esclarecerei que o Catecismo será reconhecido como 'CATECISMO. IGREJA.CATÓLICA'. Neste 2º Capítulo: "DEUS VEM AO ENCONTRO DO HOMEM", nos é colocado, de antemão, a possibilidade do Homem poder vislumbrar a DEUS por inetermédio das Obras Divinas. Porém, a forma mais perfeita e completa para que o Homem conheça O QUE É PERFEITO, será através da "REVELAÇÃO DIVINA". Este meio é a demonstração inequívoca de que DEUS deseja, ardentemente, se revelar e se doar ao Homem. Perfaz este intuito ao esplanar de forma racional todo o seu PROJETO DIVINO (MISTÉRIO), concebido desde a eternidade, que seria concretizado em seu FILHO UNIGÊNITO, JESUS CRISTO, nosso Senhor e SALVADOR, e pelo seu ESPÍRITO SANTO. Esta integra vontade de se comunicar ao Homem, fora efetivada de forma GRADUAL e CONTINUADAMENTE através de PALAVRAS e AÇÕES concretasCONTINUA A FORMAÇÃO DOUTRINAL!!!


Assim pronunciava Sto. IRINEU: "... O VERBO de DEUS habitou no homem e fez-se filho do Homem para acostumar o Homem a apreender a DEUS e acostumar DEUS a HABITAR no Homem, ..." (Adv. haer. III, 20,2 - CIC pg. 28). Subsistindo a plena possibilidade de vislumbração deste TETEMUNHO único da existência de DEUS, em suas obras criadas, desejou de forma absoluta se manifestar a sua mais preciosa criação, o SER HUMANO (ADÃO e EVA), do qual partilhou-lhes  sua intimidade e essência própria, falando-lhes diretamente, tudo que lhes era necessário. Mas, apesar da queda, prometeu-lhes a SALVAÇÃO, oferecendo-lhes, constantemente, NOVAS ALIANÇAS. É o que podemos averiguar nos episódios de NOÉ, em que houve uma aliança com este e todos os seres vivos, e cuja duração seria enquanto durar o mundo; Em relação a Abraão, a aliança fora efetivada em em relação ao mesmo e a sua descendência. Decorre desta Aliança, a formação do POVO ELEITO, para o qual o Senhor revelou sua LEI, por intermédio de MOISÉS. Durante o desenvolvimento deste POVO, DEUS enviou vários PROFETAS, cuja finalidade eram de prepará-los para a ALIANÇA NOVA e ETERNA, ou seja, a SALVAÇÃO destinada à toda Humanidade.
Por fim, concretizou-se a ALIANÇA PERFEITA E PERENE, em que DEUS se REVELOU PLENAMENTE ao enviar seu PRÓPRIO FILHO. Este será a sua PALAVRA DEFINITIVA, de sorte que depois DELE não haverá mais nenhuma REVELAÇÃO. Concluimos o 1º Capítulo deste 2º CAPÍTULO, 1ª SEÇÃO do CIC. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com